Search
[adsforwp-group id="156022"]
Esporte

Ulbra reúne 1,3 mil estudantes de três países em jogos escolares

Atletas do Brasil, Argentina e Uruguai participam de 11 modalidades esportivas
Foto: Divulgação | Jogos Luteranos
Foto: Divulgação | Jogos Luteranos

Tecnologia, emoção, experiência e intercâmbio esportivo de novos talentos marcam a 27ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos de 2023, da Rede de Escolas da Ulbra. Mais de 1.300 estudantes do Brasil, do Uruguai e da Argentina disputam 11 modalidades esportivas nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, no Complexo Esportivo da Ulbra em Canoas (RS).

A abertura contará com apresentação do Grupo Tholl. Uma tirolesa aberta ao público, natação em piscina semiolímpica, transmissões ao vivo das competições pelo Youtube e aplicativo com resultados em tempo real estão entre as novidades desta edição.

A cerimônia de abertura ocorre às 9h de terça-feira (26/9) com os desfiles das 25 delegações, equipe de árbitros e diversas atrações no estádio de futebol da Ulbra Canoas, que tem capacidade para 6 mil pessoas. Em caso de chuva, o evento será transferido para o prédio 55 da Ulbra Canoas.

Ao longo de todas as edições, os jogos já envolveram mais de 54 mil estudantes atletas. Neste ano, participam 25 escolas de 17 cidades e seis estados dos três países, nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, judô, xadrez, futsal, voleibol, basquete, handebol, rústica, tênis, futebol 7 e natação.

Saiba mais: www.ulbra.br/jogosluteranos

Resultados em tempo real

Um software foi especialmente desenvolvido para os jogos, revela Hans Kuchenbecker, gestor da Ulbra Sport. O aplicativo permite que toda a comunidade escolar acompanhe em tempo real os resultados dos jogos, a grade de competições, os horários e as classificações de todas as modalidades e naipes. “Esta é a grande novidade do evento. Inclusive os pais dos estudantes da Argentina, do Uruguai e do Centro-Oeste e Norte do Brasil poderão também ficar informados através de um link”, explica Hans.

Infraestrutura completa

Toda uma infraestrutura está sendo preparada para receber os estudantes. “A natação em piscina semiolímpica retorna como prova este ano, e a novidade é que será aquecida por cinco bombas de calor, garantindo a temperatura ideal para a prática esportiva”, conta Hans.

Também serão disponibilizados para os alunos dois ginásios (um com sete e outro com quatro quadras), um campo de futebol 7, um estádio de futebol com pista atlética, uma área de tatame com duas quadras de luta, 10 quadras cobertas poliesportivas, uma quadra de tênis coberta, uma pista atlética para provas de corrida e revezamento e um percurso interno no campus para rústica.

“É uma infraestrutura capaz de receber diversas atividades simultaneamente”, garante Hans. Os atletas das escolas da Ulbra também terão à disposição alojamento, situado dentro do complexo da Ulbra.

Tirolesa no campus

A tirolesa é uma atividade de aventura, popularmente chamada de esporte, com origem na Áustria. O seu funcionamento é simples: o praticante é preso a uma cadeira de alpinismo (escalada ou rapel) e se desloca de um local a outro, na horizontal, suspenso por um cabo de aço ou corda, conectado entre dois pontos de ancoragem. A tirolesa será instalada entre o estádio de futebol e o prédio 60. Será um divertimento para todos, mas com ingressos limitados.

Intercâmbio sociocultural

A competição é promovida e realizada pela Aelbra, mantenedora da Rede Ulbra de Educação, e organizada pela Rede de Escolas da Ulbra. Conforme a superintendente de Ensino Básico da Aelbra, Carin Cristina Borkert Kuchenbecker, “os Jogos Internacionais Luteranos têm por finalidade promover ampla mobilização do segmento escolar. Incentivam o esporte como forma de inclusão social e estimula a participação do aluno’’.

Carin ainda ressalta que vários ex-participantes dos jogos escolares da Ulbra tornaram-se atletas de ponta no Brasil em competições coletivas e individuais.

Os participantes desenvolvem o intercâmbio sociocultural e desportivo.Contribui para o desenvolvimento integral do aluno-atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte”, conclui Carin.

Robótica

Como atração paralela aos Jogos, haverá o Torneio Ulbra de Robótica (TUR) no dia 27/9, no saguão do prédio 60, às 14. O Colégio São Lucas, de Sapucaia do Sul (RS), é o atual campeão.

As categorias

Feminino e masculino:

Mirim: nascidos a partir de 2010 (12 a 13 anos)

Infantil: nascidos a partir de 2008 (14 a 15 anos)

Juvenil: nascidos a partir de 2005 (16 a 18 anos)

 

As modalidades

Mirim

Individuais:  atletismo; judô; xadrez

Coletivas: atletismo; futsal; handebol

 

Infantil

Individuais: atletismo; rústica; natação; judô; xadrez

Coletivas: atletismo; natação (prova de revezamento); futsal; voleibol; handebol

 

Juvenil

Individuais:  atletismo; rústica; natação; tênis (prova individual); xadrez

Coletivas: atletismo; natação (prova de revezamento); futsal; futebol 7; handebol; basquete; voleibol; tênis (prova em dupla)

 

Participação

Países, estados e cidades

 

Brasil

Rio Grande do Sul – Alvorada, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul

Goiás – Goiatuba e Itumbiara

Pará – Santarém

Tocantins – Palmas

 

Argentina – Província de Misiones

Uruguai – Departamento de Canelones

Saiba mais: www.ulbra.br/jogosluteranos

Tags: Esporte, jogos escolares, Ulbra