Restam pouco mais de duas semanas para o contribuinte parcelar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2018). No próximo dia 31, termina o prazo para dividir o pagamento do imposto em até três vezes ou quitar com descontos que podem chegar a 22,4%. No caso do parcelamento, até essa data é preciso pagar a primeira prestação.
Pelo último relatório divulgado pela Receita Estadual, já passa de 1 milhão o número de contribuintes que pagaram de forma antecipada (até o dia 2) ou optaram pelas vantagens do parcelamento. Com um total de 1.020.362 de guias pagas, 28% da frota que precisa recolher o tributo (3.643.682) está com a situação em dia.
Desse total, 891.144 motoristas se valeram do desconto máximo de 24,73%. Outros 84.198 contribuintes preferiram quitar o IPVA 2018 com os descontos máximos oferecidos neste mês, enquanto 45.012 escolheram parcelar em três vezes. Com isso, a arrecadação bruta chegou a R$ 787,6 milhões até o momento. Metade do valor é repassado de maneira automática para as prefeituras, conforme o município de licenciamento do veículo.
Descontos
Para alcançar o desconto máximo de 22,4% no mês de janeiro, o contribuinte deve somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Para se habilitar ao parcelamento, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro (até o dia 28) e março (dia 29). Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.
Serviço
Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1999.
Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório, DPVAT, taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar?
Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Consultas e dúvidas:
Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza o site do IPVA. Nele, é possível consultar os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do IPVA RS para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.
Não tem nada mais gostoso do que vestir uma peça com aquele cheirinho de nova,…
Ministério da Agricultura confirmou que foco foi encontrado em Montenegro. Governo Federal decretou estado de…
Suspeita registrou falso furto de veículo e confessou o crime após ser confrontada pela polícia
Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Daniel Fernando Nardon estava foragido do e foi detido nesta quinta-feira no município de Dourados…
This website uses cookies.