Últimos dias para inscrições na Fenagen Promebo 2025. Foto: Edu Rickes/Divulgação
Os criadores interessados em participar da segunda edição da Feira Nacional de Genética (FENAGEN Promebo) devem se apressar, pois o prazo se encerra no dia 31 de maio. Toda a inscrição é feita de forma simples e totalmente digital pelo sistema Origen, ferramenta oficial da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC).
Segundo Silvia Freitas, superintendente de Registro da ANC, o processo é fácil e acessível a todos:
“Basta entrar no sistema, buscar o animal desejado e seguir as orientações que o próprio sistema conduz”, explica. Ela reforça ainda que há exigências técnicas obrigatórias, como o DNA qualificado com o pai dos animais a serem apresentados na pista, além de requisitos específicos para algumas raças, como a genômica.
O regulamento da feira detalha todas as regras técnicas e sanitárias para participação, buscando facilitar o entendimento dos criadores e incentivar a presença de diferentes produtores:
“A inscrição é o passo mais simples, e elas são isentas para estimular a participação e promover o avanço genético do nosso setor”, destaca Silvia.
A Fenagen Promebo acontecerá de 2 a 5 de julho, na sede da Associação Rural de Pelotas (RS). Além dos julgamentos, o evento contará com seminários técnicos e ações voltadas ao aprimoramento genético e à qualificação dos sistemas de produção.
A segunda Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen Promebo) terá uma alteração nos critérios de julgamentos de raças. No evento do ano passado, os jurados avaliaram os animais a partir de uma ponderação de 70% para o desempenho genético e 30% para o desempenho fenótipo, ou seja, o visual do indivíduo. Agora, na segunda Fenagen, a ponderação será de 60% para o desempenho genético e 40% para o fenótipo.
De acordo com a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, a alteração foi feita a pedido dos próprios expositores e também para buscar um maior equilíbrio entre genética e conformação física:
“A motivação para alterar os índices se deu com base em uma pesquisa aplicada entre os próprios expositores, onde foi detectado um interesse para que o julgamento fosse um pouco mais equilibrado, sendo que o Conselho Técnico já vinha cogitando também essa possibilidade”, recorda.
Silvia observa também que 40% da nota para o desempenho fenótipo do animal possibilita trabalhar com notas redondas, uma vez que cada uma das quatro notas atribuídas pelo jurado no fenótipo acaba tendo peso 10. São elas: Aprumos e Locomoção, Características de Conformação, Padrão Racial e Características Sexuais. “Então, a conta se torna mais objetiva em busca de um maior equilíbrio; não tão pesado para o lado da genética, mas também um animal com um bom fenótipo”, conclui.
Estarão em pista animais das raças Hereford, Braford, Angus, Ultrablack, Brangus, Charolês e Devon.
Você está parado no semáforo, vê que a fila vai demorar e se pergunta: "Vale…
Imagine estar dirigindo tranquilamente e, de repente, um som metálico começa a ecoar da roda…
Segurança e a Saúde do RS assinaram recentemente termo para compartilhar dados e diminuir subnotificação…
Balsa realiza a travessia entre os municípios de Camaquã e São Lourenço do Sul
O deputado estadual Felipe Camozzato ( Novo) pede que a Justiça anule todos os atos…
Ao todo, quatro alertas meteorológicos colocam RS em estado de atenção máxima
This website uses cookies.