Search
[adsforwp-group id="156022"]

UPA completa um mês com média de 150 atendimentos diários

img_13789_foto_1.jpg

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camaquã completou um mês de inauguração, na última semana. Em entrevista ao programa Primeira Hora, concedida na manhã desta terça-feira (5), o secretário de Saúde, João Guilherme Godinho, e o secretário adjunto da Saúde, Luciano Pereira, comemoraram o sucesso dos primeiros dias da unidade.

De acordo com os gestores, levando em conta os primeiros 28 dias de funcionamento, foram realizados 3.800 atendimentos e 17 mil procedimentos. A média é de cerca de 150 atendimentos diários. O número é considerado acima da expectativa, o que fez com que houvesse um aumento do porte da UPA local, que era nível 1, devido ao número de habitantes: “No quinta dia de atendimento mandamos pro Ministério da Saúde uma classificação da UPA como tipo 3, com dois médicos clínicos diurno e noturno”, explicou Luciano Pereira.

Para Godinho, a transferência das demandas do Hospital Nossa Senhora Aparecida para a UPA ocorreu de forma tranquila. Atualmente, o hospital atende apenas casos de urgência e emergência. A UPA deve receber em breve a estrutura da base de ambulâncias, que ficará junto ao Centro Social Urbano: “Isso vai nos dar uma boa agilidade, naquela região é mais fácil chegar na BR-116”, destacou o secretário de Saúde.

Os gestores também tiraram dúvidas de ouvintes e falaram sobre o Processo Seletivo que visa preencher as vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (8), na Secretaria Municipal da Saúde, das 8h às 12 h e das 13h30 às 17h.

Confira a entrevista na íntegra: