Search
Saúde

Urologista fala sobre caso de fimose severa

O urologista Dr. Rafael Fraga explica sobre como a fimose pode desenvolver casos de obstrução urinária
Urologista fala sobre caso de fimose severa. Foto: Acústica FM
Urologista fala sobre caso de fimose severa. Foto: Acústica FM

 

Em entrevista, o Dr. Fraga discorre sobre o caso de um paciente de 68 anos, que chegou à consulta com queixas de jato urinário fraco, desconforto na bexiga e perda de urina noturna. Com este relato, o especialista especulou que poderia ser um caso de problema na próstata, porém, para um diagnóstico preciso, encaminhou o paciente para um exame de ecografia, visto que o exame de toque na bexiga do homem indicava que ela estava cheia de urina, apesar da confirmação do paciente que ele havia urinado minutos antes da consulta.

Ao fazer a ecografia, o urologista constatou que o homem continha cerca de 500ml de urina retidos na bexiga, porém a sua próstata estava com o peso dentro do normal, descartando todas as suspeitas de alguma doença no órgão. Assim, Fraga passou a examinar o pênis do paciente e conseguiu identificar um caso de fimose severa e que a sua retenção urinária era uma consequência da fimose e estenose uretral.

Para contornar a situação, o Dr. Fraga encaminhou o homem de 68 anos para uma cirurgia de correção da fimose e da estenose uretral. Dessa forma, com o procedimento feito, o paciente voltaria a urinar normalmente, sem a obstrução causada pelo excesso de pele no pênis e sem o tecido cicatricial estreitando a sua uretra- o que de fato ocorreu após a cirurgia.

Por fim, o especialista destaca que é importante prestar atenção ao seu corpo, pois a fimose pode acabar desencadeando problemas urinários graves e, quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor e mais fácil será o processo de tratamento e a recuperação do paciente.

 

Confira toda entrevista do Dr. Rafael Fraga no Primeira Hora

Tags: Dr. Rafael Fraga, Saúde masculina, Urologista