Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

Urologista fala sobre como o cálculo renal se forma

Dr. Rafael Fraga explica sobre os cálculos renais se formam e como são eliminados do corpo. Ele também fala sobre os fatores de risco para a formação de cálculos renais e como preveni-los.
Urologista fala sobre como o cálculo renal se forma. Foto: Acústica FM
Urologista fala sobre como o cálculo renal se forma. Foto: Acústica FM

O dr. Rafael explica que o cálculo renal – ou pedra nos rins – é um transtorno que se forma no rim e precisa percorrer um caminho de, aproximadamente, 25 centímetros até a bexiga para ser eliminado do corpo. Contudo, para tornar mais didático para a audiência entender, Fraga compara este caminho entre rim e bexiga como uma estrada estreita em alguns pontos que, assim como em uma rodovia, a passagem pode ser dificultada devido o seu formato irregular, gerando dor no paciente.

Fraga explica que o canal renal possui três pontos estreitos em seu comprimento, sendo eles: 5 cm abaixo do rim, perto da bacia e na entrada da bexiga. Outro fator que pode dificultar a eliminação da pedra é o tamanho, que dependendo de qual for, será determinante para ele poder ser eliminado naturalmente ou não. Dessa forma, cálculos maiores que 4 milímetros poderão precisar de tratamento cirúrgico para retirada.

Além disso, o urologista alertou sobre a ingestão de água por um paciente com pedra nos rins. Ao contrário do que é comumente disseminado, beber muita água enquanto o cálculo estiver no trajeto para a bexiga pode não ajudar no processo de eliminação, principalmente se ele estiver trancando em um ponto estreito do canal, pois, novamente, é o tamanho do cálculo que irá ser decisivo para a eliminação natural. Contudo, se o caso do paciente for manos complicado e o tamanho da pedra for pequena, a ingestão de água pode ajudar na diluição da urina, facilitando a passagem no cálculo.

Para além da forma natural, existem diversos tipos de tratamento para a eliminação do cálculo, sendo os três principais: litotripsia – que utiliza ondas de choque para quebrar o cálculo em pedaços menores para serem eliminados normalmente -, uretroscopia – onde o médico utiliza um pequeno tubo com uma câmera para localizar e remover o cálculo – e, como último recurso, cirurgia de remoção.

Ao longo da conversa, o Dr. Rafael cita que há alguns fatores que contribuem para a formação da pedra nos rins, sendo o mais comum o histórico familiar. Também, dieta exagerada em proteínas, sal e oxalato, condições médicas como diabetes e hiperparatireoidismo, podem aumentar o risco de formação de cálculos, principalmente em homens.

Por fim, Fraga lista algumas formas de como prevenir a formação de cálculo renal, independente das pré-disposições do paciente. Elas são:

  • Beber bastante água: Pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a diluir a urina e a prevenir a formação de cristais que podem se transformar em cálculos renais.
  • Reduzir a ingestão de sal: O sal aumenta a concentração de cálcio na urina, o que pode aumentar o risco de formação de cálculos renais.
  • Comer uma dieta rica em frutas e vegetais: Frutas e vegetais contêm fibras e outros nutrientes que podem ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.
  • Limitar a ingestão de proteínas: Uma dieta rica em proteínas pode aumentar a concentração de ácido úrico na urina, o que pode aumentar o risco de formação de cálculos renais.
  • Evitar bebidas açucaradas: As bebidas açucaradas podem aumentar o risco de formação de cálculos renais.

Confira toda entrevista do Dr. Rafael Fraga no Primeira Hora

Tags: Cálculo Renal, Saúde, Urologista