Search
[adsforwp-group id="156022"]

Uso de máscaras será obrigatório em locais públicos de todo o Estado

img_31460_foto_1.jpg

O governador Eduardo Leite anunciou neste sábado novas medidas no combate ao novo coronavírus. O Estado tem, atualmente, 2.542 casos confirmados e 97 mortes.

Entre as medidas anunciadas pelo governo, está o uso obrigatório de máscaras em todo o Estado, a partir de segunda-feira. A utilização de máscaras será obrigatória em locais públicos, abertos ou fechados.

Leite também informou que as escolas públicas e privadas seguirão fechadas. O governo está discutindo com entidades responsáveis protocolos a serem adotados.

Ainda neste sábado, o governador apresentou o chamado Distanciamento Controlado. Este distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. Os dados desses dois segmentos são cruzados para definir o risco epidemiológico e o nível do distanciamento exigido em cada uma das 20 regiões e em cada um dos 12 grupos de atividades econômicas definidos.

Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.

As cores das bandeiras têm as seguintes indicações:

 

AMARELA – risco médio/baixo.

A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.

 

LARANJA – risco médio.

Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

 

VERMELHA – risco alto.

A região encontra-se em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.

 

PRETA – risco altíssimo.

Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.

 

O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte.

Para maiores informações, acesse https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/ .