Search
Economia

Pix fora do ar: usuários enfrentam dificuldades com instabilidade

O problema foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (07)
Pix
Pix. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Nesta sexta-feira,  (07), o sistema de pagamentos instantâneos Pix enfrentou uma série de instabilidades, deixando muitos usuários de bancos como Nubank, Itaú, PicPay, Santander e Bradesco sem conseguir realizar transações. O problema começou a ser relatado por volta das 12h30, com um pico de mais de 1.500 queixas registrado às 13h05, de acordo com o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Os clientes expressaram sua frustração nas redes sociais, relatando dificuldades para realizar pagamentos e transferências. A situação se tornou um dos tópicos mais comentados nas plataformas digitais, com buscas como “Pix fora do ar” e “instabilidade Pix” em alta no Google Trends.

O Banco Central (BC) se manifestou sobre a questão, informando que a instabilidade foi causada por problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao banco central. Em nota, o BC assegurou que “os sistemas do BC funcionam normalmente” e que os planos de contingência foram acionados para solucionar a situação. A normalização do serviço foi confirmada posteriormente, com instituições como o Nubank informando que os pagamentos via Pix estavam voltando ao funcionamento normal.

A instabilidade no Pix levanta preocupações sobre a dependência crescente dos brasileiros em relação a esse sistema de pagamento, que se tornou uma ferramenta essencial para transações do dia a dia. Usuários são aconselhados a acompanhar as atualizações de seus bancos e do Banco Central para mais informações sobre a situação.

Tags: Economia, pix, PIX fora do ar