Search
Economia

Pix fora do ar: usuários enfrentam dificuldades com instabilidade

O problema foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (07)

Nesta sexta-feira,  (07), o sistema de pagamentos instantâneos Pix enfrentou uma série de instabilidades, deixando muitos usuários de bancos como Nubank, Itaú, PicPay, Santander e Bradesco sem conseguir realizar transações. O problema começou a ser relatado por volta das 12h30, com um pico de mais de 1.500 queixas registrado às 13h05, de acordo com o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online.

Pix
Pix. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Os clientes expressaram sua frustração nas redes sociais, relatando dificuldades para realizar pagamentos e transferências. A situação se tornou um dos tópicos mais comentados nas plataformas digitais, com buscas como “Pix fora do ar” e “instabilidade Pix” em alta no Google Trends.

O Banco Central (BC) se manifestou sobre a questão, informando que a instabilidade foi causada por problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao banco central. Em nota, o BC assegurou que “os sistemas do BC funcionam normalmente” e que os planos de contingência foram acionados para solucionar a situação. A normalização do serviço foi confirmada posteriormente, com instituições como o Nubank informando que os pagamentos via Pix estavam voltando ao funcionamento normal.

A instabilidade no Pix levanta preocupações sobre a dependência crescente dos brasileiros em relação a esse sistema de pagamento, que se tornou uma ferramenta essencial para transações do dia a dia. Usuários são aconselhados a acompanhar as atualizações de seus bancos e do Banco Central para mais informações sobre a situação.

Tags: Economia, pix, PIX fora do ar