Search
[adsforwp-group id="156022"]

UTI Móvel entregue em Camaquã, atenderá seis municípios

img_29644_foto_1.jpg

Camaquã recebeu nesta sexta-feira (6) uma ambulância de suporte avançado (UTI Móvel) zero-quilômetro com todos os equipamentos necessários para começar a circular. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou da cerimônia de entrega do veículo e da inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camaquã. “Este foi um trabalho realizado a muitas mãos, que salva vidas”, disse Arita. “Só é possível realizar algo assim quando se tem foco no cidadão.”

Em outubro de 2019, o município recebeu uma ambulância com alguns anos de uso para poder fazer a habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde. Desde 2014, o Samu de Camaquã contava apenas com uma Unidade de Suporte Básico, para os casos de menor gravidade. Agora foi realizada a substituição daquele veículo por um novo, no valor de R$ 235 mil. A ambulância que já estava em uso ficará como reserva técnica, para ser utilizada quando a nova estiver em manutenção.

Abrangência

A base do Samu de Camaquã atende, além do próprio município, Arambaré, Tapes, Sentinela do Sul, Chuvisca e Sertão Santana, somando uma população estimada de 100 mil habitantes na região.

Também foi inaugurada na ocasião o novo local da base do Samu, que fica junto à UPA da cidade, no bairro Vila Jardim. “Este local facilita nosso trabalho. A UPA é um dos locais de referência para atendimentos de urgência da região”, disse a coordenadora municipal das urgências, Liliane Aguiar de Souza. O espaço fica próximo a serviços essenciais como farmácia, lavanderia e esterilização de materiais. “Além disso, está no bairro mais populoso da cidade e perto da BR-116”, acrescentou a coordenadora. O recurso utilizado para adaptar o espaço foi de R$ 113 mil.

O próximo passo é pleitear o aumento de recursos do Ministério da Saúde recebido mensalmente para manter o serviço.

O prefeito de Guaíba, José Sperotto, falou em nome dos prefeitos da região agradecendo o apoio que o Governo do Estado tem prestado aos municípios. “A secretária Arita e o governador Leite estão realizando um excelente trabalho, sempre priorizando a saúde e a prestação dos serviços na região, mais próximos do usuário.”

O secretário da Saúde de Camaquã, Luciano Pereira Dias, ressaltou que saúde pública não tem sigla partidária e que os prefeitos e secretários das cidades vizinhas devem sempre trabalhar juntos, pelo bem do cidadão e para que cada vez menos seja necessário enviar pacientes à Capital.