Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vacina contra febre amarela pode ser realizada em três postos de Camaquã

img_14412_foto_1.jpg

A vacina contra a febre amarela está sendo realizada em três postos de saúde em Camaquã, nas terças, quartas e quintas-feiras. O Centro Social Humano atende nas terças-feiras, das 11h30 às 16h30. Nas quartas-feiras, o atendimento é realizado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h. E nas quintas-feiras é realizado o procedimento no Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

De acordo com a auxiliar administrativa do Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder, Tailine Barão Escartel, a dose contra febre amarela é disponível gratuitamente para pessoas com idades entre 9 meses e 60 anos incompletos. Para realizar a vacina o paciente deve levar carteira de vacinação e documento do Sistema Único de Saúde (SUS). Pessoas com mais de 60 anos, gestantes e com restrição a ovos, necessitam de atestado médico para serem imunizadas. A vacina não tem prazo de validade, sendo necessário tomar apenas uma vez.

O Centro Social Urbano está localizado na Rua Cruz Alta, número 1054, no bairro Viégas. Maiores informações podem ser retiradas pelo fone: (51) 3692-2855. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encontra-se Avenida Antônio Duro, número 1130, no Centro em Camaquã. O telefone para contato é: (51) 3671-0773. Já o Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder localiza-se na Rua Cristóvão Gomes de Andrade, n° 630, em frente ao Hospital Nossa Senhora Aparecida. O telefone de contato é: (51) 3671-4346.

 

Sobre a febre amarela

É uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos).

Quais os sintomas?

Os primeiros sintomas são inespecíficos, como febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas (no máximo, um ou dois dias) reaparece a febre. A diarreia e os vômitos ficam com aspecto de borra de café.

Silvestre ou urbana?

Os casos de febre amarela no Brasil são classificados como silvestre ou urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo. A diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão. Na urbana, o vírus é transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Na silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus, e os macacos são os principais hospedeiros. Assim, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado.