Search

Vacinação contra gripe retorna nesta quarta-feira em Camaquã

A vacina contra a gripe retorna na tarde desta quarta-feira (14) em Camaquã. Os profissionais irão continuar aplicando as doses de onde pararam na última ação, portanto, idosos dos bairros Hípico, Oliveira, Centro e Viegas receberão as doses.

Os agentes de saúde terminaram as aplicações nas casas dos idosos nos bairros Vila Nova e Dona Tereza na última semana. A segunda fase da vacina que abrange novos públicos alvos inicia na quinta-feira (16) em todo o Brasil.

Em Camaquã, a segunda fase da vacina ocorrerá nos postos de saúde e vacinará profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais e funcionários do sistema prisional.

Os adolescentes e jovens de 12 a 21 sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também compreendem o publico alvo da segunda fase. Ainda não há previsão de vacinação no interior.

Conforme informação do Ministério da Saúde, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase. “Como todas as escolas estão com as atividades paralisadas, optamos por priorizar na próxima fase da campanha aqueles profissionais que atuam nos portos, no transporte de cargas, motoristas de transporte coletivo, expostos diariamente porque estão na linha de frente, prestando serviços essenciais”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A terceira fase ocorre de 09 a 22 de maio e compreende os professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.