Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vacinação da gripe atinge apenas 54% das crianças em Camaquã

img_11212_foto_1.jpg

O Governo do Estado liberou a vacina da gripe A para toda população nesta segunda-feira (29). Porém, boa parte do grupo de risco ainda não está imunizado.

Segundo Danieli Hain, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, o mesmo problema está acontecendo em Camaquã: somente 73% dos integrantes dos grupos de risco procuraram a vacina. A meta para todos os grupos é de 90%.

Os profissionais da saúde atingiram 85% das imunizações; idosos chegaram a um percentual próximo a 80%, mas o alerta vai para crianças, de seis meses a seis anos e gestantes: apenas 54% e 60% foram vacinados, respectivamente.

Danieli afirma que o único motivo para que a população não tenha recebido imunização é a falta de procura: “orientamos que os pacientes gripados se tratem antes de receber a vacina”. A liberação para os grupos de risco foi emitida em abril; “mais de 30 dias já se passaram, todos tiveram condições de, neste período, se tratar e procurar um posto de vacinação”, completa a enfermeira.

Ainda segundo a profissional de saúde, 14 mil pessoas deveriam ser vacinadas, mas, até agora, apenas 10 mil foram imunizadas. Um percentual baixo em relação à meta. Lembrando que crianças que se vacinaram pela primeira vez neste ano, devem retornar aos postos dentro de 30 dias para receber a segunda dose, que, conforme afirma Danieli, está garantida.

Para que o restante da população receba imunização, basta apenas procurar um posto de saúde próximo, munido de documento e carteira de vacinação. A vacina ficará disponível enquanto houver estoque. A campanha nacional segue até o dia 09 de junho.