Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vale do Rio Pardo tem primeira incidência de danos no tabaco

img_993_foto_1.jpg

A primeira incidência de granizo sobre as lavouras de tabaco do Vale do Rio Pardo foi registrada na noite deste domingo, 9. Até o meio-dia desta segunda-feira, o Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu comunicados de 27 produtores de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Além desses, outros 96 avisos foram registrados pela filial cachoeirense, vindos de fumicultores de Agudo, Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco.

No mês de agosto, a Afubra registrou 35 casos. Com isso, se eleva para 158 o número de lavouras atingidas desde o início da presente safra. No mesmo período do ano anterior, ressalta o gerente técnico Iraldo Backes, os registros contabilizavam 1.260 plantações danificadas pelas pedras de gelo. “Os dados comprovam: as incidências, mais uma vez, se mostram atípicas e imprevisíveis”. No tocante aos prejuízos, Backes diz que são parciais. “As lavouras estão em estágio inicial de desenvolvimento, o que permite a recuperação das plantas ou mesmo um eventual transplante”, explica.

Para os fumicultores que ainda desejam inscrever suas lavouras na Afubra, o gerente lembra que o prazo vai até 31 de outubro. O sistema mútuo da entidade ressarce os prejuízos causados pelo granizo. Backes destaca também os descontos para quem antecipa o pagamento. “Para quem efetua o pagamento até o fim de setembro, ganha 5% de abatimento. Até o final de outubro, o desconto  é de 4%”. O procedimento é válido inclusive para aqueles que já efetuaram seu pedido de inscrição.