Categories: Saúde

Variante Delta da Covid-19 aumenta risco de reinfecções

Um artigo publicado na revista científica Nature, na última semana, aponta que a variante Delta consegue sim escapar da ação de alguns anticorpos que o organismo produz após infecção ou mesmo vacinação contra a covid-19.

> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Publicidade

Segundo o documento, apenas uma dose de vacina Pfizer ou Astrazeneca é insuficiente ou nada eficiente contra a variante. Mas após a segunda dose, mais de 95% dos indivíduos neutralizaram as quatro cepas pesquisadas.

Outro estudo, publicado em junho na revista científica Cell e com participação da Fiocruz, aponta que a variante Delta do novo coronavírus pode aumentar o risco de reinfecções. A pesquisa aponta que o soro de pessoas previamente infectadas por outras cepas é menos potente contra esta variante viral. O soro de pessoas vacinadas também tem potência reduzida, mas os dados apontam que as vacinas continuam efetivas.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Diante dos estudos que indicam a necessidade de duas doses para uma proteção efetiva, alguns estados começaram a adiantar a aplicação da segunda dose de vacinas. Caso do Piauí, que reduziu de 90 para 70 dias de intervalo e também, Santa Catarina. Em nota, a secretaria de saúde catarinense informou que a antecipação se deu com o intuito de organizar o processo de vacinação e de evitar o atraso no período recomendado para a aplicação das doses da Astrazeneca.

Para o médico Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, o momento não é ideal para fazer mudanças no esquema vacinal. Para ele, com a diminuição do intervalo, se reduz a velocidade de imunização de novos grupos.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!

De acordo com a Fiocruz, até o momento no Brasil, infecções causadas pela variante Delta foram diagnosticadas em viajantes no Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Diversas pesquisas apontam que a cepa possui velocidade de transmissão mais rápida.

O Ministério da Saúde declarou em nota que acompanha a evolução das diferentes variantes do coronavírus no país e está atento a possibilidade de alterações no intervalo recomendado entre doses das vacinas em uso no Brasil. Mas no momento, após discussão do tema na Câmara Técnica de Imunizações, o parecer foi a de manutenção deste intervalo. Aproveitou para reforçar a importância de completar o esquema vacinal da covid-19 para que o caráter pandêmico da doença seja superado.

> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

35 minutos ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

2 horas ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

2 horas ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

3 horas ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

3 horas ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

3 horas ago

This website uses cookies.