Um lanche de brócolis com linguiça, vendido por um food truck em Diamante, no sul da Itália, é apontado como a possível causa de um grave surto de intoxicação alimentar. Duas pessoas morreram e outras 17 seguem internadas.
As mortes ocorreram em 6 de agosto. As vítimas foram identificadas como o músico e artista Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D’Acunto, de 45. Segundo a imprensa local, a principal suspeita é de botulismo, mas os laudos das autópsias, iniciadas nesta terça-feira (12), ainda não foram concluídos.
O Ministério Público abriu investigação. O food truck está interditado e todos os produtos apreendidos pela Vigilância Sanitária.
O que aconteceu com Luigi?
Luigi passou mal durante uma viagem de férias com a família, logo após comer o lanche. Ele dirigia de volta para casa quando os sintomas pioraram.
Segundo a irmã, Filomena, ele afirmou que se sentiu muito mal após comer o sanduíche. Ele disse que não enxergava direito, não conseguia engolir, estava com dores no corpo e não conseguia respirar.
A doença é causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum, que afeta o sistema nervoso. Entre os sintomas estão dificuldade para respirar, paralisia muscular e visão turva. É rara, mas pode ser fatal em até 10% dos casos. A forma mais comum de contágio é pela ingestão de alimentos contaminados.




