Uma mensagem apagada do Twitter que foi publicada pelo vazador @leaf_hobby mostra não só algumas características do que viria a ser a plataforma Meteor Lake da Intel para desktops, como também expôs uma suposta documentação interna da gigante dos chips que menciona a existência do Windows 12 , a futura versão principal do conhecido sistema operacional da Microsoft.
A suposta próxima geração de processadores orientados para desktop da Intel suportaria vinte pistas PCIe Gen5, com dezesseis dedicadas à GPU e quatro para armazenamento. Esta é uma melhoria em relação à plataforma atual, que é limitada a dezesseis pistas no total. Além disso, o chipset Z890 apresentaria quatro pistas PCIe Gen4 adicionais, então é provável que a Intel esteja preparando um rival direto para a plataforma 600E da AMD.
Ele apresentaria quatro pistas PCIe 5.0 adicionais, provavelmente voltadas para M.2.
- PCIe 5.0 dezesseis pistas (x16).
- Quad lane PCIe 5.0 (x4).
- Quad lane PCIe 4.0 (x4).
- Eu não teria AVX512.
- O chipset Z890 teria quatro pistas PCIe 4 adicionais para um total de 24 (x24) pistas de PCIe 4.
- O Wi-Fi 7 seria lançado.
A possibilidade do Windows 12 estar na lista de sistemas suportados .
Por enquanto, haveria apenas indícios de configurações de seis núcleos de alto desempenho com oito núcleos eficientes e seis núcleos de alto desempenho com dezesseis eficientes, embora não esteja descartada a existência de configurações com oito núcleos de alto desempenho.
É importante notar que a existência de processadores Meteor Lake-S , a linha voltada para desktop, ainda não está confirmada . Nas últimas semanas, houve alguns rumores circulando sobre seu cancelamento e substituição por um refrigerante Raptor Lake. O motivo pode ser baseado principalmente nas baixas expectativas de vendas de hardware para o ano de 2023, especialmente se observarmos que as remessas de placas gráficas caíram mais de 40% no terceiro trimestre de 2022 .
Aspectos como o suporte ao Wi-Fi 7 já foram mencionados em vazamentos e rumores anteriores , então o que surpreende é a menção ao suposto Windows 12, que, se os calendários tradicionais fossem cumpridos e lançados com o Meteor Lake, veria a luz do dia em apenas dois anos, após o lançamento inicial do Windows 11. A Microsoft está insatisfeita com o desempenho do Windows 11, especialmente com relação aos problemas? Se a empresa realmente quiser corrigir essa frente, ela deve se esforçar não apenas no aspecto externo do sistema, mas também na introdução de mudanças no nível de desenvolvimento e nas políticas de atualização de implantação .