O Vélez Camaquã, anunciou nesta semana que disputará a Liga Nacional de Futsal (LNF) na próxima temporada, marcando um momento histórico para o clube e a cidade. A equipe gaúcha firmou uma parceria com a Assoeva, válida pelas próximas duas temporadas, que impulsionará sua participação na competição nacional.
A informação foi confirmada pelo presidente da Assoeva, Engelberto Henn, que adiantou que o contrato será assinado em breve e que o supervisor Eliel Hammes auxiliará o Vélez na disputa. Henn também confirmou que o Vélez jogará a LNF por, pelo menos, dois anos, consolidando o crescimento meteórico do clube no cenário do futsal gaúcho.
Com a confirmação, o Vélez se junta ao Atlântico de Erechim e à ACBF de Carlos Barbosa, como os representantes do Rio Grande do Sul na LNF. Em 2024, seu primeiro ano como profissional, o clube camaquense chegou à final da Taça Farroupilha Metroserra e conquistou o acesso para a série B do Campeonato Gaúcho de Futsal.
Vélez Camaquã vem confirmando elenco para esta temporada
O Vélez tem se reforçado para a disputa da LNF, anunciando a renovação do contrato do técnico Gustavo Pelissoli e a contratação ou renovação de seis jogadores, incluindo o ex-goleiro da Assoeva, PH, e o ex-ala do Cascavel, Gabriel Gurgel. O clube manda seus jogos no ginásio de esportes, em Camaquã.
A diretoria da Assoeva se reunirá na próxima semana para definir as competições a serem disputadas nesta temporada e debater a formação do elenco profissional, demonstrando o compromisso com o sucesso da parceria.
Sobre a Assoeva
A Associação Esportiva de Venâncio Aires (Assoeva), é um clube de futsal brasileiro da cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul. Sua fundação data de 2 de agosto de 1982, como equipe amadora.
O clube, fundado com a finalidade de organizar competições amadoras de futebol de campo e de salão no município, passou a competir profissionalmente em 2002. Seus títulos de maior expressão são a Liga Gaúcha de 2017 e o Campeonato Gaúcho de 2019, além de acumular boas campanhas na Liga Nacional de Futsal e em outros torneios tradicionais, como a Taça Brasil.
Presente nas raízes do esporte venâncio-airense, a Assoeva possui categorias de base campeãs estaduais e regionais. Entre 2010 e 2024, fez parte das franquias que integram a Liga Nacional, principal competição da modalidade no Brasil.