Search
[adsforwp-group id="156022"]

Verba arrecadada com ações do Banrisul deve ser usada para Saúde

img_15547_foto_1.jpg

Os R$ 484,9 milhões resultantes da transação de ações preferenciais do Banrisul, que entrarão no caixa gaúcho entre sexta e segunda-feira, não serão integralmente utilizados para a folha de pagamentos dos servidores do Executivo. Parte da verba será usada para este fim, mas também para outras pendências como repasse para a saúde, que apenas em março tem déficit de R$ 80 milhões.

O leilão ocorreu após o governo ter decidido cancelar a venda de 48,57% das ações ordinárias, com direito a voto. A operação anunciada nessa segunda-feira foi conduzida pelo BTG Pactual. Em nota oficial, o governo detalhou a venda do lote excedente das ações: “É mais uma etapa do esforço para buscar, através de medidas financeiras emergenciais, o equilíbrio fiscal e atender, desta maneira, aos seus compromissos mais essenciais para a sociedade”.

“É importante salientar que esta operação em nada altera a condição do Estado como acionista controlador do banco. O Banrisul, portanto, seguirá agora mais fortalecido em sua gestão profissional e que vem registrando resultados importantes em favor da própria instituição, seus acionistas e colaboradores, assim como para a economia gaúcha”, acrescentou. “Do ponto de vista da arrecadação o Estado conseguiria um preço maior pelo banco todo, o que talvez fosse mais adequado, mas a situação financeira está complicada, então a venda foi feita dentro do possível”, disse Oliveira, ressaltando que com a venda “fatiada” é possível que o Rio Grande do Sul ganhe menos. Sobre o leilão, acredita que os reflexos da venda, positivos ou negativos, serão conhecidos “mais adiante”.

A diretoria do Banrisul não se manifestou sobre a venda. O Sindicato dos Bancários do RS (SindBancários) promoveu um ato em frente à agência central do Banrisul. Segundo avaliou o presidente da entidade, Everton Gimenis, o leilão foi “praticamente secreto”. “Vamos entrar com ação judicial para impugnar a venda”, afirmou.