Os R$ 484,9 milhões resultantes da transação de ações preferenciais do Banrisul, que entrarão no caixa gaúcho entre sexta e segunda-feira, não serão integralmente utilizados para a folha de pagamentos dos servidores do Executivo. Parte da verba será usada para este fim, mas também para outras pendências como repasse para a saúde, que apenas em março tem déficit de R$ 80 milhões.
O leilão ocorreu após o governo ter decidido cancelar a venda de 48,57% das ações ordinárias, com direito a voto. A operação anunciada nessa segunda-feira foi conduzida pelo BTG Pactual. Em nota oficial, o governo detalhou a venda do lote excedente das ações: “É mais uma etapa do esforço para buscar, através de medidas financeiras emergenciais, o equilíbrio fiscal e atender, desta maneira, aos seus compromissos mais essenciais para a sociedade”.
“É importante salientar que esta operação em nada altera a condição do Estado como acionista controlador do banco. O Banrisul, portanto, seguirá agora mais fortalecido em sua gestão profissional e que vem registrando resultados importantes em favor da própria instituição, seus acionistas e colaboradores, assim como para a economia gaúcha”, acrescentou. “Do ponto de vista da arrecadação o Estado conseguiria um preço maior pelo banco todo, o que talvez fosse mais adequado, mas a situação financeira está complicada, então a venda foi feita dentro do possível”, disse Oliveira, ressaltando que com a venda “fatiada” é possível que o Rio Grande do Sul ganhe menos. Sobre o leilão, acredita que os reflexos da venda, positivos ou negativos, serão conhecidos “mais adiante”.
A diretoria do Banrisul não se manifestou sobre a venda. O Sindicato dos Bancários do RS (SindBancários) promoveu um ato em frente à agência central do Banrisul. Segundo avaliou o presidente da entidade, Everton Gimenis, o leilão foi “praticamente secreto”. “Vamos entrar com ação judicial para impugnar a venda”, afirmou.
Evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro. Entrada é gratuita na feira e nos espetáculos
Reunião destacou ações de ampliação de mercado e melhorias nas Ecovias para impulsionar o desenvolvimento…
Não tem nada mais gostoso do que vestir uma peça com aquele cheirinho de nova,…
Ministério da Agricultura confirmou que foco foi encontrado em Montenegro. Governo Federal decretou estado de…
Suspeita registrou falso furto de veículo e confessou o crime após ser confrontada pela polícia
Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos
This website uses cookies.