Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vereador apresenta projeto para combater furto de gado em Camaquã

img_43725_foto_1.jpg

O vereador Vítor Azambuja apresentou, na manhã desta quinta-feira (22), um projeto de lei que cria a política municipal de marcas e sinais no município de Camaquã, através da modernização, atualização e digitalização dos sinais, e criação de novas categorias. A proposta, que visa auxiliar no combate ao furto de gado e tornar mais segura a produção dos pecuaristas, foi entregue ao prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, já que é de iniciativa privativa do Poder Executivo.

O parlamentar esteve na prefeitura acompanhado dos agentes da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), Márcio Campos e Guilherme Cardona. Também participaram da reunião, o vice-prefeito de Camaquã, Abner Dilmann, e o presidente da Câmara Municipal de Camaquã, Luciano Cabeça. “Agradeço ao prefeito por receber nossa sugestão e demonstrar interesse neste importante projeto”, declarou Vítor Azambuja, que entregou ao chefe do Executivo a redação do texto para ser protocolada pelo Executivo no Legislativo.

O projeto prevê que o cadastro de marcas e sinais, utilizadas pelos pecuaristas na marcação de animais, seja digital, permitindo o acesso mais facilitado pelos órgãos de segurança. No Rio Grande do Sul, a iniciativa surgiu em Dom Pedrito, através do prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves e do vereador Patrício Jardim Antunes, que também é policial civil da delegacia que combate crimes rurais. Com a aprovação da proposta, os agentes da Decrab poderão realizar consulta remota para usar em barreiras sanitárias e na busca de eventuais inconsistências, prevenindo casos de abigeato e outras irregularidades.

Em Camaquã, o projeto foi uma sugestão dos agentes da Decrab, já que facilita o trabalho da polícia. “A Criação do Cadastro Municipal de Marcas e Sinais, através da internet e podendo ser acessado pelos órgãos de segurança e vigilância sanitária, é um avanço importante para o combate aos crimes rurais, como o furto de gado, e oportuniza maior segurança aos pecuaristas e criadores de gado de Camaquã”, explicou o vereador. Além da Decrab, o projeto também tem o apoio e incentivo do Sindicato Rural de Camaquã.

Caso a implantação do projeto de lei, os agentes da segurança pública poderão realizar consulta remota para usar em barreiras sanitárias e na busca de eventuais inconsistências, prevenindo casos de abigeato e outras irregularidades. “Assim que o projeto for protocolado pela Prefeitura na Câmara de Vereadores, visitarei os colegas para reforçar a importância deste projeto para a segurança pública e para o agronegócio camaquense”, concluiu Vítor Azambuja.