Durante a 6ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Camaquã, o Vereador Vinícios Araújo, do PMDB e Presidente do Poder Legislativo de Camaquã, usou o seu Espaço da Explicação Pessoal, por cinco minutos, durante o qual alertou aos demais vereadores sobre as casas de som em Camaquã, que estão funcionando sem nenhuma fiscalização, conforme declarações do vereador.
Após a tragédia de Santa Maria, segundo o vereador, as casas de som de Camaquã voltaram a funcionar em pleno vapor e, segundo ele, sem evidentes mudanças para evitar algum problema futuro. O vereador declarou que já tentou conversar com várias autoridades, mas sem nenhuma resposta concreta.
Em sua manifestação, o Ver. Vínicios indagou se as casas de som teriam saída de emergência, se os frequentadores dessas casas são todos maiores de idade ou se apresentam com um responsável, se esses lugares possuem sistema contra incêndio e se possuem isolamento acústico adequado.
Finalizando, o Ver. Vinícios enfatizou aos demais vereadores que deverá ser tomada uma atitude urgente diante desse problema, porquê, do contrário, o município de Camaquã corre o mesmo risco de Santa Maria.