Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vereadores Mirins são empossados durante evento no Sesc

img_19596_foto_1.jpg

A Câmara Municipal realizou na noite dessa quarta-feira, dia 05 de dezembro, Sessão Solene de posse dos 15 vereadores mirins. A atividade foi realizada no Teatro do Sesc Camaquã e contou com a participação dos familiares dos alunos, professores e membros das escolas municipais, bem como de vereadores e representantes de entidades camaquenses.

O Programa Vereador Mirim foi aprovado pelo Poder Legislativo em maio de 2018 por meio do Decreto Legislativo nº 03. O lançamento oficial e o início dos trabalhos ocorreu no dia 10 de setembro. Na ocasião, foi apresentado e lançado o edital do programa pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Prof. Claiton Silva (PDT), e pela coordenadora do Memorial da instituição, Andréia Becker.

A atividade educativa contemplou todas as escolas de Camaquã – municipais, estaduais e privadas – e se voltou para alunos que estavam cursando do 6º ao 9º ano. Neste caso, 33 escolas estavam aptas para apresentar aos alunos a ideia com o objetivo de despertar o interesse de participação deles no Programa Vereador Mirim 2018.

Apresentação artística

A sessão começou com um momento artístico: a apresentação da Invernada da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beckel. A professora Eliane Racki Medeiros e o grupo de alunos da escola encantaram o público com a dança.

Fala dos vereadores mirins

A vereadora mirim e oradora do grupo, Ingrid Costa de Araújo, disse que “o grupo de vereadores mirins irá fazer o melhor pela cidade durante o mandato”. E ainda, agradeceu aos vereadores, aos servidores, às escolas e aos familiares pelo incentivo e ensinamentos.

O vereador mirim, Kelvin Gonzales Bender, agradeceu aos professores pelo incentivo e pela oportunidade recebida de ser um vereador mirim. Ele, que tem deficiência visual, fez um apelo para que “seja cumprida a legislação referente às necessidades das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência”. Por fim, citou trecho do “Pequeno Príncipe” o qual diz que “o essencial é invisível aos olhos”.

Após os pronunciamentos dos jovens parlamentares, o músico Rodrigo Martins interpretou o “Hino Tradicionalista”, composto por Barbosa Lessa.

Líderes de bancada

O vereador Marco Longaray fez um discurso em nome da Bancada do PT no qual citou trechos das redações dos vereadores mirins que os levaram até o mandato. Citou o empoderamento feminino na composição do parlamento mirim e da representatividade das escolas situadas na zona rural. Sugeriu aos jovens vereadores que sejam estudiosos do processo legislativo e que sejam corajosos nas suas posições.

O vereador Marcelinho representou a Bancada do PSB e parabenizou na sua fala os professores. Declarou que “o Programa Vereador Mirim traz consciência para os jovens e clareza que o principal papel do vereador é lutar pela comunidade”.

O vereador Paulinho Bicicletas falou em nome da Bancada do PRB. Ele saudou e parabenizou os jovens parlamentares, os seus familiares e os seus professores. Esclareceu aos alunos que é fundamental que eles saibam que todas as ações dos poderes do município necessitam passar pela casa legislativa e ter uma Lei por de trás.

Ilson Meireles falou em nome da Bancada do Progressistas. Ele disse que o programa representa o avanço da democracia e da política entre os jovens e suas famílias. Citou e ressaltou as funções do vereador: legislar, fiscalizar e encaminhar.

Fabiano Medeiros falou como líder de partido do PDT. Ele orientou os vereadores mirins para que aproveitem a experiência e que possam aprender como é a função de um vereador. Disse para os jovens não perderem de vista o fato de que o mandato deve ser desenvolvido em prol das pessoas. Concluiu ao dizer que cada aluno é o futuro de Camaquã.

Após a fala dos vereadores, a escritora e poetisa Iara Schmegel recitou uma poesia. Em seguida, Marcelo Adriano da Silva, presidente municipal da Liga Nacional, deixou uma mensagem aos 15 membros da Câmara Mirim. Ele aconselhou os jovens para que “ amem o Brasil, respeitem os seus deveres e usufruam dos seus direitos”.

Veja lista com os nomes dos vereadores mirins:

Amanda Cardoso Behling – 9º ano – EMEF José Antônio Netto – Bairro Floresta – Prof.ª Rosiele Ferreira

Ana Cristina de Oliveira Ribeiro – 7º ano – EMEF Sepé Tiarajú – Bairro Santa Marta – Prof.ª Roberta Flores Pedroso

Emanuel Rodrigues Vasconcelos de Souza – 8º ano – EMEF Otto Lauffer – Vila Botafogo (4º Distrito) – Prof.ª Carmen Eliane Szortika Meirelles

Emilly Arena Soares – 7º ano – EMEF Ana Tomázia Ribeiro – Bairro Carvalho Bastos – Prof.ª Claudia Ollerman

Ingrid Costa de Araújo – 9º ano – EMEF Sylvio Luiz – Vila Aurora – Prof.ª Aline Nordim Scherer

Jhennifer Miranda Duarte – 8º ano – EMEF Bento Francisco Dias – Bairro Jardim – Prof.ª Andréia Wirowski de Melo

Karoline Longaray Grizewski – 8º ano – EMEF Santo Antônio – Capela Santo Antônio (11º Distrito) – Prof.ª Fernanda Melo da Rosa Oliveira

Kelvin Gonzalez Bender – 7º ano – EMEF Mahatma Gandhi – Bairro Oliveira – Prof.ª Rosy Irene de Mattos

Larissa Lacerda Silva – 8º ano – EMEF Mário Centeno Crespo – Pacheca (6º Distrito) – Prof.ª Fernanda Köhler Radünz

Maitê Araújo de Lima – 9º ano – EEEM Ana César – Bairro Santa Marta – Prof.ª Maria Bernadete Vielitz

Michele Munchow Braatz – 8º ano – EMEF João Beckel – Querência (8º Distrito) – Prof.ª Ivanice Meyer

Miriam Ester Konflanz Wacholz – 7º ano – EMEF 15 de Novembro – Santa Auta (5º Distrito) – Prof.ª Marcia Karina Nickel Machado

Nira Juliana Bartz Peter – 8º ano – EMEF Rui Barbosa – Chácara Velha (7º Distrito) – Prof.ª Jéssica Medeiros

Paula Gabriela Wegner Santana – 9º ano – EMEF Boaventura Cardoso da Silva – Vila São Carlos – Prof.ª Stephanie Guasseli Vieira Lindmann

Milleny da Silva dos Santos – 9º ano – EMEF Marina de Godoy Netto – Bairro Getúlio Vargas – Prof.ª Patrícia Lucas de Lima