Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vereadores negam irregularidade em participação em seminário de instituto acusado de fraude

img_16877_foto_1.jpg

Os vereadores de Camaquã Ilson Meireles (PP) e Vinícius Araújo (MDB) participaram nesta terça-feira (07) do programa Primeira Hora, esclarecendo suas participações no 83º Seminário de Prefeitos e Vereadores do Instituto Tiradentes, negando que tenham cometido irregularidade. A empresa realizadora do evento é alvo de denúncia do programa Fantástico, da Rede Globo. 

Conforme matéria, que foi ao ar no último domingo (05), prêmios eram vendidos para políticos sem critério algum, sob a justificativa de se tratar de uma suporta enquete por telefone. Antes de entregar as premiações, ocorriam seminários, que segundo apurou a matéria, serviam apenas para encobrir o esquema. Matéria publicada pela Acústica FM nesta segunda-feira (06), apontou a participação de políticos da região em eventos da empresa suspeita. 

Durante a entrevista, Meireles e Araújo alegaram não terem conhecimento sobre a fraude, e justificaram sua participação no seminário, que teria tido profissionais renomados da área palestrando durante o evento. “Como é que a gente ia saber que tinha algum esquema, se tinha palestrantes de peso, como até um promotor de justiça”, afirma Vinícius Araújo. Ilson Meireles também elogiou a qualidade dos palestrantes e do evento: “O que me atraiu foi o seminário”, afirma.

Os vereadores confirmaram que o valor do evento foi pago pela Câmara de Vereadores, assim como as diárias. A Câmara de Vereadores paga aos legisladores e funcionários cursos de aperfeiçoamento e que contribuem em suas funções na Casa Legislativa.

Em 2015 o Ministério Público (MP) de Camaquã abriu um inquérito para apurar se havia irregularidade na participação dos vereadores no evento. Como não ficou comprovada nenhuma irregularidade, o processo foi arquivado. O MP do Rio Grande do Sul está investigando o instituto e o uso de dinheiro público para compra de prêmios por políticos e funcionários públicos.

Até o fechamento desta edição, a emissora não conseguiu contato com o ex-vereador Valdemar Schwanz (PSB), que também participou do evento e da premiação.

Confira a entrevista na íntegra: