O período é de férias de verão, mas o fim de semana será agitado na Capital e em mais três cidades gaúchas. Mais de 32 mil candidatos estão inscritos para as provas do vestibular 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que começa neste domingo. As provas acontecem em 55 locais, nos municípios de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. A recomendação da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) é que os vestibulandos cheguem aos locais de prova pelo menos meia hora antes do início do concurso, marcado para as 8h30min.
As provas vão até a próxima quarta-feira. No primeiro dia de exame, serão ministradas as provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna. Na segunda-feira, os alunos respondem questões de Língua Portuguesa, além de escreverem a Redação. Os testes de Biologia, Química e Geografia estão marcados para terça-feira, e o vestibular se encerra com as provas de História e Matemática.
Os cursos mais concorridos são as graduações em Medicina, com 83,81 candidatos por vaga; Fisioterapia (27,57); Psicologia (27,43 no curso diurno e 25,76 no noturno); e Medicina Veterinária (18,21). A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará reforço nos horários de quatro linhas que atendem ao Campus do Vale, em Porto Alegre, local com maior concentração de candidatos (T8 Campus/Farrapos; D43 Universitária/Direta; 343 Campus/Ipiranga; e 375 Agronomia/Informática).
Também está prevista grande quantidade de estudantes na área do Cristo Redentor/Vila Jardim, onde mais de 4 mil candidatos devem prestar provas em cinco escolas da região. A situação é reflexo da recente greve do magistério estadual, uma vez que algumas escolas públicas estavam com calendários de recuperação de aula indefinidos no período em que a universidade federal fechou as salas para as provas.
Ainda que o volume de veículos circulando pela cidade seja menor nessa época do ano, a Coperse e a EPTC pedem atenção especial a partir de segunda-feira, quando o trânsito em Porto Alegre é mais intenso e há possibilidade de congestionamentos. De segunda a quarta-feira, os vestibulandos que vão ao Vale podem contar também com as linhas T10 e T8, que atuarão na tabela normal de verão.
Além da sinalização dos prédios e salas de aula, e da presença de fiscais e coordenadores, os vestibulandos podem pedir ajuda também ao aplicativo UFRGSmapas, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. A ferramenta permite buscar a localização de qualquer prédio da Ufrgs a partir do nome ou número de identificação do candidato.