O deputado Gustavo Victorino protocolou nesta quinta-feira, 24, Projeto de Lei Nº 319/24, que assegura às pessoas idosas o acesso ao exame PrecivityAD2 para a detecção da doença de Alzheimer, nos serviços da rede pública de saúde.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A proposta altera a Lei que institui a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras Demências, com o objetivo de facilitar o diagnóstico e oferecer tratamento adequado para a doença de Alzheimer – um tipo de demência neurodegenerativa que causa a perda progressiva de funções mentais, como a memória, a compreensão, a atenção e a capacidade de realizar tarefas diárias. Embora existam casos em pessoas mais jovens, a maior incidência atinge os idosos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas vivem com demência no mundo e a projeção é de crescimento da patologia para 150 milhões de pessoas em 2050. No Brasil, estudos revelam que ao menos 1,76 milhão de pessoas com mais de 60 anos vivem com alguma forma de demência.
“É importante oferecer diagnóstico da doença às pessoas idosas para que elas possam receber ajuda para o controle das alterações de memória, raciocínio, humor e comportamento que surgem com a progressão da doença, a fim de preservar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos a partir dos 60 anos”, afirma o parlamentar.