Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vídeo: operação dispersa aglomerações em Camaquã e região

img_39556_foto_1.jpg

O final de semana foi marcado pela presença das equipes envolvidas na fiscalização contra aglomerações em Camaquã e região. Através de denúncias, vários pontos foram fiscalizados.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui

Desde a noite da última sexta-feira (26), as vistorias estiveram ocorrendo em diversos municípios. No sábado (27), o número de fiscalizações em estabelecimentos pela Operação Te Cuida RS chegou a 789 no Rio Grande do Sul. O salto no total de vistorias reflete a intensificação das ações. Além de verificar o cumprimento da suspensão de atividades a partir das 20h até as 5h, foram dadas orientações para o cumprimento dos protocolos da bandeira preta.

Entre os trabalhos na região, foram realizadas diligências nas cidades de Arambaré, Barra do Ribeiro e Tapes, com o intuito de verificar o cumprimento das medidas restritivas de combate à proliferação do Covid-19, previstas nos Decretos Estadual e Municipais vigentes.

Em Arambaré, uma equipe formada por policiais da Delegacia de Polícia Regional e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã, com a participação da Delegada Geórgia de Malafaia, titular deste órgão policial, em operação integrada com o Ministério Público Estadual, Brigada Militar e Prefeitura Municipal, realizou a ação de fiscalização no município, constatando-se que os estabelecimentos comerciais estão cumprindo com as normas restritivas. Além disso, a população demonstrou ter entendido a situação crítica que vivenciamos, já que nenhuma aglomeração de pessoas foi encontrada, apenas poucos cidadãos foram orientados a não permanecer na orla da praia.

A Delegacia de Polícia de Tapes também realizou ação na cidade, a qual contou com a participação da Brigada Militar e Prefeitura Municipal. Durante as diligências, 2 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e receberam orientações para o correto cumprimento das medidas restritivas. Também não foi preciso deter pessoas pelo descumprimento das normas de restrição.

Na noite deste domingo (28), a reportagem da Acústica, acompanhou parte do trabalho de fiscalização em Camaquã. Um comboio formado por viaturas da Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Agentes Municipais de Trânsito e membros do setor de fiscalização da prefeitura, estiveram fiscalizando locais apontados por denúncias.

Aglomerações foram desmontadas no trecho desativado da ERS-350 (Faixa Nova Sem Lei), onde motociclistas que estavam no local, fugiram ao perceber a chegada da equipe de fiscalização. Aos arredores do cruzamento da Zeca Netto com a Presidente Vargas, havia pessoas aglomeradas, que saíram a perceber a chegada da fiscalização.

Em entrevista para a Rádio Acústica, a Promotora de Justiça, Fabiane Rios, disse que a fiscalização também atende denúncias de pessoas aglomeradas em residências pelos bairros da cidade. Segundo ela, a tolerância é de no máximo dez pessoas, conforme está definido no Decreto do Governo do Estado.

Segundo a Brigada Militar, as fiscalizações resultaram na recaptura de dois foragidos, em cidades diferentes do estado. No Rio Grande do Sul, ao longo do sábado, foram abordadas para orientação sobre as normas de prevenção contra a Covid-19 um total de 2.018 pessoas. A Polícia Civil contabilizou 42 detidos por descumprimento de medidas restritivas relacionadas ao combate da pandemia em delegacias no Estado.