Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vigilância Sanitária de Arambaré realiza trabalho de cadastramento e vacinação de animais

img_9986_foto_1.jpg

Jean Frank, agente de endemias e zoonoses da Vigilância Sanitária de Arambaré, concedeu uma entrevista ao Primeira Hora nesta quarta-feira (08). O profissional destacou a posição do órgão no município em relação a banhistas que levam seus animais para a orla da praia: é proibido de acordo com a lei municipal número 1303.

Jean afirma que a vigilância realiza cadastramento, castração e vacinação de cio, raiva e vermífugos aos animais do município. Aos responsáveis que possuem condições financeiras, é cobrada uma taxa sobre o serviço, mas, os donos de pets que têm baixa renda e os animais de rua, recebem todo o atendimento gratuitamente, devido a uma verba que é repassada pelo município para a realização destes serviços. Em casos de mordeduras, os donos dos animais serão multados e responsabilizados.

Atualmente, estão cadastrados 622 animais em Arambaré, tanto os domésticos, quanto os de rua. A equipe do Departamento de Endemias e Zoonoses é formada Jean Frank, agente de endemias e zoonoses; Teobaldo Tavares, fiscal sanitário; Giliane Costa, agente de endemias e zoonoses e auxiliar veterinária e Geovana Scherer, estagiária.

Frank conta que o verão de 2017 está sendo tranquilo e há poucas denúncias em relação a outros anos, em que a equipe precisou permanecer até 12h fiscalizando a orla da praia. Uma preocupação da vigilância é que muitos animais de Camaquã e outras regiões do entorno estão sendo abandonados em Arambaré. Estes animais são recolhidos e passam pela triagem e cadastramento, para que não haja a possibilidade de transmissão de doenças para moradores e veranistas, assim como todos os outros cães do município.

O projeto da Vigilância Sanitária é realizado há dois anos na cidade. O órgão, juntamente com a prefeitura local, estuda a chipagem de todos os animais do município. O profissional afirma que há placas de “proibido” para a entrada de animais na praia, mas muitos veranistas levam seus animais, ignorando o aviso e burlando a lei local, e chegam até a amarrar os pets nestas placas.

A Vigilância Sanitária possui uma equipe de fiscalização volante aos sábados e domingos. Para conhecer melhor o trabalho do órgão, você pode entrar em contato através do telefone (51) 3676-1858.