Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vigilância sanitária investiga descarte irregular de lixo hospitalar em Camaquã

img_41891_foto_1.jpg

Uma equipe da Vigilância Sanitária da cidade de Camaquã, acompanhada do coordenador Fabiano Martins, realizou levantamento em um container de lixo na tarde desta quarta-feira (19). A denúncia recebida pelo órgão dava conta de um descarte irregular de material hospitalar no centro de Camaquã.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Materiais utilizados para realização da testagem de covid-19, estava misturado com seringas e demais materiais de uso hospitalar. O container que é utilizado para descarte de restos de obras, estava na rua Júlio de Castilhos, nas proximidades da Rua Zeca Netto.

Ao tomar ciência da gravidade do caso, as equipes de investigação se deslocaram o local e constataram a irregularidade. Agora, serão apuradas as origens dos materiais, para que haja a punição específica para empresa que realizou o descarte irregular.

> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!

Como descartar o lixo hospitalar?

É de extrema importância separar o lixo infectante dos lixos hospitalares comuns, sendo os treinamentos dos funcionários para essa função uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente do Brasil.

Uma das práticas usadas é a incineração dos lixos infectantes, no entanto, libera cinzas contaminadas com substâncias nocivas à atmosfera, como as dioxinas e metais pesados, que aumentam a poluição do ar.

Contudo, a esterilização é uma alternativa válida, mas pouco usada por seu custo elevado. Mas a destinação do lixo para valas assépticas é considerada uma boa opção.