Search
[adsforwp-group id="156022"]

‘Violas ao Sul’ é atração em abril no Teatro do Sesc Camaquã

img_21940_foto_1.jpg

Mário Tressoldi, Oly Jr. Valdir Verona e Angelo Primon vêm percorrendo o Estado em uma inusitada iniciativa que tem como objetivo promover e divulgar a viola de 10 cordas no Estado. Juntos, ele integram o projeto “Violas ao Sul”, um circuito de shows e oficinas que promovem o contato e o aprendizado deste instrumento, além de valorizar a produção autoral destes artistas e suas carreiras. O grupo se apresenta no dia 04 de abril, quinta-feira, às 20h, no Teatro Sesc Camaquã, destacando a música litorânea das cordas de Mário Tressoldi, a viola com sonoridade e característica do blues de Oly Jr., a música gaúcha serrana de Valdir Verona e a viola com elementos mouros na técnica apurada de Angelo Primon. A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado do RS, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Pró-Cultura RS, com apoio do Sistema Fecomércio-RS e Sesc. A entrada é 1 kg de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil. 

O circuito “Violas ao Sul” teve início em novembro de 2018, em Novo Hamburgo (29). Além de Camaquã (04), recebem o projeto as cidades de Santa Cruz (02), Pelotas (05), e Osório (12). Este inédito encontro de violeiros imprime os sotaques de diversas regiões da porção Sul do Brasil a partir da viola de 10 cordas. Juntos, Mário Tressoldi, Valdir Verona, Angelo Primon e Oly Jr. formam a linha evolutiva do instrumento, com canções autorais e clássicas do cancioneiro gaúcho e brasileiro, além da música contemporânea.

Integra o projeto, a realização de uma oficina que tem como objetivo difundir a pesquisa realizada pelo grupo. Será realizada pelos quatro violeiros no Sesc de Camaquã, na tarde do dia 04 de abril, das 16h às 18h, para pessoas interessadas, com entrada franca. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

A origem do projeto

O grupo surgiu a partir do encontro dos seus integrantes por ocasião da Mostra Musical Sonora Brasil (SESC) que em 2015 retratou a “viola brasileira” com artistas de todo o País e que contou com a participação de Mário, Angelo e Verona. Aquele primeiro encontro levou à formação do grupo que, em 16 de junho de 2016, se reuniu para fazer o primeiro espetáculo na Fundação Ecarta, em Porto Alegre. De lá para cá, foram diversos shows realizados em Porto Alegre, Rio Grande, Caxias do Sul, Canoas, etc. além de diversos programas de televisão. 

O show

“Violas ao Sul” tanto pode ser considerado um trabalho de música instrumental, quanto um grupo vocal acompanhando a sonoridade das violas. Em cena, quatro músicos, quatro estilos e um só objetivo: mostrar a viola de 10 cordas como protagonista da diversidade musical do RS: o cancioneiro gaúcho, o blues, a música moura, a música de origem açoriana, a milonga, para citar apenas alguns gêneros musicais que vibram nas cordas destas violas.

Nas apresentações já realizadas, o quarteto vem mostrando aos gaúchos que a viola, ancestral instrumento presente na história do nosso Estado, se mantém viva na cultura musical do Rio Grande. Tudo indica que ela tende a ganhar mais espaço no cenário musical através da obra e da união de Mário Tressoldi, Valdir Verona, Angelo Primon e Oly Jr.

 

SERVIÇO:

SHOW “VIOLAS AO SUL”, com Mário Tressoldi, Oly Jr. Valdir Verona e Angelo Primon

Teatro do Sesc Camaquã | Rua Marcírio Dias Longarai, 01, térreo, Centro | Camaquã-RS

Dia 04 de abril de 2019, quinta-feira, das 20h às 21h15min

A entrada é 1 kg de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil.

 

OFICINA com Mário Tressoldi, Oly Jr. Valdir Verona e Angelo Primon

Sesc Camaquã | Rua Marcírio Dias Longarai, 01, térreo, Centro | Camaquã-RS

Dia 04 de abril de 2019, quinta-feira, das 16h às 18h. Gratuito

Inscrições pelo e-mail: [email protected]