Search
[adsforwp-group id="156022"]

Virada de ano fomenta economia em cidades praianas da Costa Doce

Foto: Prefeitura de Tapes/Divulgação
Foto: Prefeitura de Tapes/Divulgação

A virada de ano possibilitou o fortalecimento de economia na Costa Doce, neste final de semana. Cerca de 93 mil pessoas ingressaram nas cidades de Arambaré, São Lourenço do Sul, Cristal e Tapes. Em entrevista na Acústica FM, os prefeitos avaliaram positivamente o ingresso de turistas, festividades e expectativa para o carnaval no próximo mês.

Conforme dados da Brigada Militar, São Lourenço do Sul recebeu o ingresso de 60 mil pessoas, 30 mil Arambaré e 3 mil em Cristal. Não há registro total de visitantes em Tapes. Eventos organizados pelas prefeituras com apoio da segurança pública proporcionaram as celebrações.

O serviço de segurança durante a Operação Golfinho fortalece a prevenção de acidentes na região, no entanto em Arambaré ocorreu o registrou de um óbito por afogamento neste domingo (01). O prefeito Jardel Cardoso lamentou o ocorrido e não mencionou outros incidentes. Possivelmente uma câmera de segurança deverá ser instalada na Avenida Presidente Vargas durante o carnaval, com objetivo de monitorar a segurança.

Em Tapes, o prefeito Luiz Carlos Garcez apostou em uma agenda de eventos para incentivar a chegada de visitantes no município como estratégia para fomentar a economia: “nosso comércio está satisfeito, criamos infraestrutura para receber o público externo”, aponta. O carnaval que passa pela fase de elaboração deverá ocorrer em fevereiro, um acampamento em março e possivelmente a realização do Rodeio Crioulo na sequência.

Atrações musicais chamaram atenção para a virada de ano em São Lourenço do Sul, conforme o prefeito Rudinei Härter, estabelecimentos conseguiram vender produtos além da meta habitual: “um movimento extremante positivo”. As dificuldades financeiras de 2022 impediram a queima de fogos na transição, mas o gestor se comprometeu com um show pirotécnico na próxima virada de ano. A cidade se organiza para receber turistas durante o carnaval.

Em Cristal, turistas também lotaram os espaços de lazer neste período de descanso. O prefeito Marcelo Krolow apontou investimentos no ano anterior para receber visitantes na cidade: “um dos maiores públicos dos últimos tempos”, destaca. Como estratégia econômica, Cristal deverá elabora um pré-carnaval antecedendo as festas que ocorrerão nas cidades de Arambaré, Tapes e São Lourenço do Sul.