Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vistoria técnica identifica quase 40 centímetros de lixo acumulado no Rio Gravataí

Foto: Jeferson Cunha
Foto: Jeferson Cunha

Uma vistoria técnica realizada na manhã desta quarta-feira (08) identificou 40 centímetros de lixo acumulado nas margens do Rio Gravataí, região metropolitana. Os técnicos da Defesa Civil utilizaram barcos com réguas para fazer a medição. Foram utilizados, também, drones para medir o trecho de 30 metros de largura do rio que está tomado por resíduos e fica localizado ao final da rua Anápio Gomes, no bairro Veranópolis, em Cachoeirinha. Representantes das prefeituras de Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre e Alvorada estiveram presentes no local e acompanharam os trabalhos. 

“São praticamente 70 metros de lixo aqui no ambiente, temos que ter muita cautela e verificar qual a melhor alternativa imediata para a retirada do lixo. Sofremos com a estiagem mas a gente se preocupa com o volume de chuva para que isso não desça a correnteza a acabe indo ao Rio Guaíba”, afirmou o Prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wassen.

Uma reunião vai acontecer no início da tarde para definir qual será a medida adotada em relação à retirada dos materiais. Uma das medidas estudadas é criar uma espécie de barragem para a coleta dos resíduos. A ideia seria fazer uma retenção artificial, justamente para não romper o dique que fica no local. Está descartado o uso de retroescavadeiras por conta do peso das máquinas; o terreno dificulta as atividades no local. 

Para o secretário de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento, Sueme Pompeo, trata-se de um crime ambiental, onde ações mais eficazes devem ser pensadas no futuro. “Hoje o problema é ponutal que envolve todas as dificuldades do acesso, mas temos que pensar em ações de conscientização da população também”.

A reunião deve definir qual plano será utilizado para tomar as medidas; a estimativa é de que os trabalhos iniciem já na quinta-feira (09), por conta da chuva que está prevista para a região. O Rio Gravataí tem 39 quilômetros de extensão e banha 9 municípios.