O WhatsApp anunciou nesta segunda que desistiu de cobrar a taxa de US$ 1 por usuário depois do primeiro ano de uso do app. Em comunicado, a empresa afirmou que vai explorar outras formas de monetização e garantiu que a plataforma vai continuar sem anúncios.
A ideia da empresa é ganhar dinheiro explorando relações do WhatsApp com empresas que usam o aplicativo para entrar em contatos com clientes.
¿A partir deste ano, nós vamos testar ferramentas que permitam que você use o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações que você queira¿, diz a nota da empresa.
Ao longo das próximas semanas, o recurso de pagamento desaparecerá dos aplicativos à medida que a empresa atualiza seu app em cada plataforma.
“Por muitos anos, nós pedimos que as pessoas pagassem uma taxa para utilizar o WhatsApp após o primeiro ano. Como nós crescemos, descobrimos que esta abordagem não tem funcionado bem. Muitos usuários do WhatsApp não têm um número de cartão de débito ou crédito e e eles temiam perder acesso a seus amigos e familiares depois do primeiro ano. Assim, ao longo das próximas semanas, vamos remover as taxas das diferentes versões do nosso nosso app o WhatsApp não vai mais cobrar pelo serviço”, continua o texto publicado no site do WhatsApp.