Search

Xbox Cloud ultrapassa 20 milhões de usuários

O mês passado marcou dois anos desde o lançamento do Xbox Cloud, conhecido na época como Microsoft xCloud, serviço de jogos em nuvem da Microsoft, que inicialmente estreou apenas em sua versão para o console da Microsoft, embora logo depois começamos a ter notícias sobre seu salto para o PC e dispositivos móveis . E, desde então, vimos o trabalho realizado pela Microsoft para aumentar seus números .

Divulgação

Em alguns casos foi com a chegada de novos títulos ao catálogo. Pessoalmente, o lançamento no Xbox Cloud que mais me surpreendeu (e o melhor) foi o do Microsoft Flight Simulator , um verdadeiro devorador de recursos que, embora em uma versão que não replica 100% das funções da versão desktop, Ele oferece uma experiência de jogo muito mais satisfatória e, certamente, incrivelmente melhor do que qualquer opção de simulador de voo existente para consoles até agora.

Eu disse que no meu caso é a chegada ao catálogo do Xbox Cloud que mais me surpreendeu, mas estou ciente de que não é o que mais se impôs na plataforma. Nesse sentido, certamente todos concordaremos que o lançamento mais estratégico nos dois anos do serviço foi o de Fortnite . E é que, junto com o GeForce NOW , é a única opção para poder jogar o battle royale de maior sucesso no mercado no iPhone e no iPad, após o parafuso da Apple na Epic Games que acabou com as duas empresas no tribunal.

Por outro lado, a Microsoft também trabalhou para que o Xbox Cloud chegasse ao máximo de dispositivos possíveis . Nesse sentido, somente este ano já houve dois marcos bastante importantes, a compatibilidade do serviço com o Steam Deck e, mais recentemente, a colaboração com a Samsung para que o serviço seja acessível diretamente, sem dispositivos adicionais, nas televisões do coreano fabricante.

Tanto trabalho parece estar dando frutos, com uma taxa de crescimento mais do que notável. E é que se no início do ano a Microsoft falava de 10 milhões de usuários, como podemos ler no The Verge os números dobraram. E é que nos últimos dados apresentados pela empresa, o Xbox Cloud já teria atingido e ultrapassado 20 milhões de usuários . Dobrar o volume de usuários em menos de um ano é, sem dúvida, um sucesso absoluto.

É verdade que isso foi fortemente influenciado pelo que mencionei anteriormente, a adição de Fortnite ao seu catálogo, e devemos lembrar que para jogar este título não é necessário ser assinante do Xbox Game Pass, então estamos falando de contas que não geram renda dessa forma. No entanto, em um mercado que ainda é tão verde quanto o de jogos em nuvem, atingir tantos usuários, que podem assim apreciar as virtudes desse tipo de plataforma , é um sucesso inequívoco.