Search
[adsforwp-group id="156022"]

4 sentimentos que você não sabia que podem significar que você está deprimido

Divulgação
Divulgação

Lidar com a depressão é mais fácil quando você percebe os sinais de depressão cedo e pode cuidar deles o mais rápido possível.

Infelizmente, quando os sintomas de depressão são muito sutis, é difícil cuidar de sua saúde mental porque você nem percebe o que está acontecendo.

Agora, anos depois de sofrer uma grande depressão, uma que me deixou na cama por dias inteiros ou na beira da estrada chorando depois de deixar meus filhos na casa do pai deles, percebo as dicas sutis que perdi que poderia ter me impedido de seguir uma longa e solitária estrada.

Se eu tivesse captado essas dicas sutis, não só poderia ter evitado cerca de dois anos de depressão, mas também teria muitos mais anos para viver minha vida ao máximo, fazer um trabalho significativo e desfrutar de relacionamentos excepcionais.

Para saber como lidar com a depressão, você precisa descobrir de onde vêm esses sentimentos repentinos de solidão e tristeza.

1. Não ter opinião

É totalmente normal não ter opinião sobre o que você faz ou para onde vai às vezes, mas não ter opinião na maioria das vezes é um sinal sutil de depressão .

Pense nessa palavra literalmente – “deprimir”.

Deprimir-se significa não se expressar ou reprimir a expressão. Por que podemos reprimir nossa expressão na forma de não ter uma opinião

Um grande motivo é o medo da rejeição. Podemos ter medo, se expressarmos nossas opiniões, elas não serão recebidas com a concordância de outras pessoas em nossas vidas e, em algum lugar dentro de nós, decidimos que é melhor ficar de boca fechada.

Torna-se mais confortável não expressar nossas opiniões do que potencialmente ter um desacordo, porque o conflito é desconfortável. Muitos de nós tentam evitar a todo custo.

Mas qual é o custo? O custo é deprimir nossa expressão de nós mesmos em nossos relacionamentos, o que acaba levando a outra pessoa a não saber quem realmente somos.

Então nos tornamos o tipo de pessoa que diz coisas como: “Gostaria que meu marido me entendesse”. Mas o que não percebemos é que ele não pode entender se não nos expressarmos. Nós nem mesmo entendemos, aceitamos e amamos a nós mesmos!

Como você quer que sua marca seja vista?

2. Dizendo “Eu não me importo”

Dizer “eu não me importo” é semelhante a não ter uma opinião, exceto que “eu não me importo” é deprimir nossa expressão para nosso eu interno .

Às vezes, sinceramente, não temos preferência. No entanto, quando realmente fazemos, mas dizemos: “Eu não me importo” – seja para outra pessoa ou para nós mesmos – estamos mentindo sobre nossos sentimentos e tentando arranjar uma desculpa para nos sentirmos melhor.

Usar “eu não me importo” comunica que não somos importantes e o que queremos não é importante. Podemos escolher dizer “eu não me importo” para sermos mais agradáveis.

No entanto, evitar o conflito externo de ter uma opinião leva ao conflito interno, porque nos importamos em ter uma opinião, mas não a estamos expressando.

3. Não saber o que você quer

Dizer “não sei” pode parecer muito verdadeiro quando está saindo de nossas bocas ou quando ouvimos em nossas cabeças, mas é outra mentira. A falta de clareza sobre o que queremos decorre de nossa incapacidade de expressar nossos pensamentos e sentimentos para outra pessoa ou para nós mesmos.

O conflito interno em torno do que queremos começa muito cedo na infância, quando aprendemos a diferença entre pessoas “boas” e pessoas “más” .

Infelizmente, algumas coisas que queremos na vida desafiam as crenças que aprendemos sobre o que significa ser bom. Então, tememos que os outros nos percebam como “maus” e enfiamos esses desejos tão fundo que não podemos mais ouvi-los.