Search
[adsforwp-group id="156022"]

Procon RS dá orientações sobre a greve dos bancos

img_1070_foto_1.jpg

A greve dos bancários iniciada nesta quarta-feira (19) em todo país não altera em nada a data de vencimento das contas dos consumidores. “A greve não isenta as pessoas de cumprirem seus compromissos. Por outro lado as instituições fincanceiras devem oferecer alternativas para atendimento pessoal e divulgá-las” enfatiza o diretor do Procon RS, Cristiano Aquino.

Veja as alternativas existentes para o consumidor neste momento:

Caixas eletrônicos
Os caixas dentro das agências funcionam até às 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas. É importante lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira. 

Operações
•    Pagamento de contas (não vencidas), agendamento de pagamentos e DOC e pagamento de cartão de crédito.
•    Saques, retirada de folha de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, saques de benefícios sociais (INSS, PIS/abono salarial, FGTS etc.
•    Bloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Correspondentes 
Estão espalhados em todo o país em pontos como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial. 

Operações
•    Pagamento de contas de água, luz, telefone (com ou sem fatura), tributos municipais e estaduais, boletos de bancos. carnês, INSS/GPS, FGTS-GRF/GRRF/GRDE (com código de barras) e contribuição sindical (em dinheiro).
•    Saque de dinheiro e benefícios como bolsa família, INSS, FGTS, seguro desemprego e PIS. O saque com com cartão magnético é limitado a R$ 1 mil ou três transações diárias.
•    Depósito em conta corrente ou em conta poupança. A operação limitada a R$ 1 mil ou até três transações por dia.
•    Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Internet banking
Opção cujo uso cresce a cada ano e com a disponibilidade de cada vez mais serviços.

Operações
•    Consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, extrato de compras com cartões de débito, informe de rendimentos, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas. 
•     Pagamentos de Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de conta (água, luz, telefone e gás), bloqueto de cobrança DARF/DARF Simples, Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), GFIP-FGTS, GPS-INSS, IPVA, DPVAT, IPTU/, GRCS, ISS, licenciamento de veículos e recarga de celular.
•    Transferências entre outros bancos, TED e DOC eletrônico. 
•    Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático e empréstimos.

Mobile banking
Para ter acesso a este serviço, o cliente deve baixar o aplicativo (app) da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos.

Operações
•    Por este canal, geralmente é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado (DDA). O serviço, no entanto, varia conforme a instituição e o relacionamento com o cliente.

Telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras.

Operações
•    Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, de contas (água, luz, telefone, gás) e de imposto e taxas.
•    Consultas de saldo e fatura do cartão de crédito, entre outros.