Search
[adsforwp-group id="156022"]

União reconhece situação de emergência de cidades do RS atingidas pela chuva

img_11417_foto_1.jpg

Duas portarias do Ministério da Integração Nacional foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14) reconhecendo a situação de emergência de 18 cidades do Rio Grande do Sul que sofreram prejuízos com a chuva forte entre o fim de maio e o começo de junho. Na região, o município de Cristal teve situação de emergência reconhecida devido as tempestades e chuvas intensas. 

Esse reconhecimento permite que os municípios solicitem recursos materiais e financeiros do governo federal para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução. Conforme o DOU, as portarias entram em vigor na data da publicação.

Cidades com reconhecimento:

Cristal, por tempestade local e chuvas intensas

Itaqui, por inundações

Miraguai, por enxurradas

São José das Missões, por enxurradas

Sinimbu, por enxurradas

Tiradentes do Sul, por enxurradas

Vila Lângaro, por enxurradas

Casca, por enxurradas

Chiapetta, por enxurradas

Itapuca, por enxurradas

Não-Me-Toque, por enxurradas

Pirapó, por tempestade e chuvas intensas

Redentora, por enxurradas

Roque Gonzales, por enxurradas

Santo Ângelo, por enxurradas

Terra de Areia, por enxurradas

Tunas, por enxurradas

Uruguaiana, por inundações

Homologações estaduais e situação atual

Também nesta quarta, o governo estadual homologou a situação de emergência de 19 cidades. Na terça-feira (13), outras 20 cidades receberam homologação dos pedidos. Neste mesmo dia, a União reconheceu emergência de São Francisco de Paula, que teve prejuízos no temporal que atingiu a cidade em março.

Outras quatro cidades tiveram homologação estadual publicada na segunda-feira (12). O reconhecimento do governo do estado dá acesso a benefícios relativos à ajuda humanitária.

Uruguaiana, na Fronteira Oeste, está entre uma das cidades mais atingidas pela cheia do Rio Uruguai. O último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta quarta, mostra que 6.162 pessoas seguem fora de casa.

Ao todo, o estado tem, atualmente, 12.272 pessoas desabrigadas – em abrigos públicos –, ou desalojadas – em casas de amigos ou parentes. Até o momento, 193 municípios relataram algum tipo de estrago em relação ao mau tempo, e 112 estão em situação de emergência.