Search
[adsforwp-group id="156022"]

Observatório Social deve ser criado em Camaquã

img_11861_foto_1.jpg

A reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic) desta quinta-feira (20) teve como tema a criação de um Observatório Social no município. A palestra ficou por conta do Presidente do Conselho Consultivo do Observatório Social de POA, Pedro Gabril Kenne da Silva, que explanou sobre o assunto.

De acordo com ele, o Observatório Social é uma entidade responsável pelo acompanhamento da gestão pública, de forma organizada e feito pela sociedade: “Atua no momento em que acontece, podendo evitar problemas”, explicou. O objetivo é agir em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos pelo gestor municipal.

Aplicado em 14 municípios do Estado, os observatórios costumam dar bons resultados e geralmente contam com o apoio da gestão pública: “Raramente há prefeitos que são contra ou que dificultam a criação”, destacou, ao mencionar que gestores que são contra querem fazer algo que não esteja de acordo com a boa gestão.

A partir da reunião, foi criada uma comissão no município, a fim de iniciar o processo de fundação do Observatório Social local. O grupo é presidido pelo empresário Leonardo Costa. Pedro Gabril Kenne da Silva se mostrou otimista quanto ao efetivo funcionamento da entidade em Camaquã: “Eu tenho certeza que será efetivado e vou fazer um esforço extraordinário para isso”, concluiu o palestrante.