A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulgou o edital do Concurso Vestibular 2024 da UFRGS. Ao todo, são 4.023 vagas de ingresso na graduação no primeiro (2.654) e segundo (1.369) semestres. Além do vestibular próprio, a UFRGS utiliza o SiSU como forma de ingresso, destinado ao preenchimento de 30% das vagas na graduação. As inscrições devem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.vestibular.ufrgs.br, da zero hora do dia 28 de agosto até as 23h59 de 25 de setembro.
O CV 2024 tem como novidade o curso de licenciatura em Educação no Campo – Campus Litoral Norte (Tramandaí), que oferece 21 vagas. Já a licenciatura em Pedagogia passou a oferecer 42 vagas para o período noturno e outras 42 para aulas matutinas. Outra alteração ocorre no curso de Química bacharelado diurno, que, já no momento da inscrição, oferta 21 vagas para Química e 28 vagas para Química Industrial, enquanto que na edição 2023 eram disponibilizadas 49 vagas para Química, e a opção era realizada após o concurso.
Provas
A exemplo do que já ocorreu no último concurso, as provas serão realizadas em dois dias – 25 e 26 de novembro –, iniciando às 14h, e tendo a duração total de 5 horas e 30 minutos. No primeiro dia de exames, serão aplicados os testes de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Já o segundo dia terá as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. As provas de múltipla escolha compreendem 15 questões de cada disciplina.
No momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer uma das cinco provas de Língua Estrangeira Moderna: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano, independentemente do curso a que estiver se candidatando. A UFRGS já divulgou a lista das leituras obrigatórias da prova 2024, com as inclusões de A terra dos mil povos, de Kaká Werá; Água funda, de Ruth Guimarães; Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez; e Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas (lista completa). O Jornal da Universidade produziu um especial sobre essas obras que pode ser conferido neste link.
Localidades
As provas do CV 2024 serão aplicadas nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. A lotação dos candidatos fora de Porto Alegre será feita por ordem de inscrição, considerando o número de candidatos a serem atendidos em cada município.
Prazo
No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o curso, a língua estrangeira escolhida, o sistema de ingresso e a cidade em que deseja realizar a prova. Após conferir os dados, é necessário imprimir o boleto para pagamento, que deve ser efetuado em qualquer agência bancária, impreterivelmente até o dia 26 de setembro, independentemente de feriados. A inscrição provisória não será homologada pela UFRGS no caso de o pagamento ter sido agendado, mas não efetivado até a data limite. O valor da inscrição será de R$ 180.
O candidato que obteve a isenção do pagamento (confira o resultado preliminar da isenção) deverá realizar a inscrição normalmente. Ao informar o número do CPF, o sistema de inscrição buscará automaticamente as informações.
O Manual do Candidato estará disponível para download, a partir do dia 28 agosto, no site www.vestibular.ufrgs.br.
A informação individualizada sobre município e local de realização das provas estará disponível na internet no Portal do Candidato, a partir do dia 6 de novembro. Não serão fornecidas informações por telefone ou por e-mail a respeito de datas, de locais e de horários de provas.
Os candidatos ao curso de Música poderão indicar uma opção alternativa de curso, para possibilitar sua participação no CV 2024 em caso de não aprovação na Prova de Habilitação Específica. Além disso, deverão optar entre licenciatura e bacharelado e escolher o instrumento, canto, regência, composição ou música popular, conforme descrito no Manual do Candidato.
Os candidatos com necessidades especiais podem solicitar atendimento diferenciado para realização das provas. O pedido deve ser formalizado à Coperse, após a efetivação da inscrição, através do preenchimento do formulário de solicitação e da entrega da documentação comprobatória da necessidade especial presencialmente na Coperse (Rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Porto Alegre/RS) das 9h às 17h, até o dia 25/9, ou enviado pelos Correios, com data de postagem entre 28/8 e 25/9.
Os sabatistas, que guardam o sábado por convicção religiosa, podem solicitar horário especial para realização das provas do dia 25 de novembro (sábado), através de declaração específica entregue até as 18h do dia 25 de setembro. A declaração estará disponível no site www.vestibular.ufrgs.br. As provas para sabatistas ocorrem apenas em Porto Alegre.
Nome Social
A UFRGS facultará ao candidato a inscrição ao Concurso Vestibular 2024 com o uso do nome social (nome pelo qual a pessoa “se identifica e é socialmente reconhecida”, independentemente da aferição da condição ou opção de gênero), em contraste com o seu nome oficialmente registrado na Certidão de nascimento, desde que, após realizar sua inscrição, tenha solicitado atendimento pelo nome social através de Termo de Responsabilidade, disponibilizado na página da Coperse (https://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/), do dia 28 de agosto a 25 de setembro, para análise e deferimento. No edital, constam as informações sobre entrega do Termo diretamente na Coperse e sobre o envio pelos Correios.
Sistemas e modalidades de ingresso
A ocupação das vagas oferecidas para cada curso, para este processo seletivo, dar-se-á em dois sistemas de ingresso: a) por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e b) por Acesso Universal (Ampla Concorrência) e Reserva de Vagas.
Ações Afirmativas
No momento de inscrição, o candidato deve optar por uma das modalidades de ingresso, que pode ser Acesso Universal (para a ampla concorrência) ou Ações Afirmativas (reserva de vagas por cotas). As modalidades de reserva de vagas se destinam exclusivamente a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Dentro do grupo de ações afirmativas, há vagas específicas de acordo com critérios de renda, étnico-raciais e de pessoa com deficiência.
a) modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita;
b) modalidade L2 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
c) modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar;
d) modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
e) modalidade L9 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita que seja pessoa com deficiência;
f) modalidade L10 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
g) modalidade L13 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, que seja pessoa com deficiência;
h) modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.
No edital estão detalhadas as documentações comprobatórias de cada modalidade de ação afirmativa. Há, ainda, informações detalhadas no Portal Ingresso. É muito importante que o candidato confira sua modalidade antes de realizar a inscrição, pois a não comprovação leva à perda da vaga. No Portal Ingresso há um Simulador de Cotas.
Links importantes: