O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está passando por uma cirurgia no lado direito do quadril no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Durante o procedimento, será realizada a substituição da cabeça do fêmur por uma prótese. Ele deve ficar internado até a próxima terça-feira (03).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!
Em entrevista ao programa Primeira Hora da Rádio Acústica FM, o especialista Ortopedista e Traumatologista, Dr. Sandro de Mattos Dias, relata que procedimento realizado pelo presidente Lula é considerado de grande porte devido à possibilidade de perda sanguínea. Com isso, é realizado em centros cirúrgicos de grande complexidade.
O problema de Lula foi causado por uma artrose, que ocasionou o desgaste da cartilagem que fica entre a cabeça do fêmur e a bacia. É um desgaste natural em razão da idade.
Segundo o especialista, a expectativa de vida no Brasil aumentou em 10 anos e o sistema de saúde não se preparou para o aumento da demanda, consequentemente. Ele alerta que cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos têm o problema.