Search
[adsforwp-group id="156022"]
Coleta Seletiva

Secretaria do Meio Ambiente emite nota sobre interrupção na coleta seletiva em Camaquã

Pasta afirmou que estuda o caso para encontrar uma solução adequada
Imagem mostra caminhão da Coleta Seletiva pela cidade de Camaquã, coletando materiais recicláveis
Foto: Valério Weege | Acústica FM

A Secretaria do Meio Ambiente de Camaquã (SMMA) emitiu uma nota de esclarecimento sobre as recentes interrupções na coleta seletiva do município. Diversos bairros não tiveram o serviço realizado nos últimos 30 dias, chegando a afetar todas as rotas da cidade na última semana.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

De acordo com a nota, a não realização da coleta seletiva se deve aos desafios enfrentados pela cooperativa ocasionada pelo baixo valor na comercialização dos materiais reciclados.

Um estudo está sendo realizado sobre outras formas de realização deste serviço, que sejam sustentáveis a longo prazo, impedindo que novas interrupções aconteçam, segundo a pasta.

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA – Interrupções na Coleta Seletiva Municipal
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Camaquã (SMMA) vem a público prestar informações à comunidade sobre as recentes interrupções na Coleta Seletiva Municipal, as quais afetaram diversas rotas em vários bairros da cidade nos últimos 30 dias, chegando a afetar a totalidade das rotas na última semana.
Estas interrupções na Coleta Seletiva Municipal são consequência de desafios enfrentados pela Cooperativa de Coletores, responsável pela coleta e triagem dos resíduos em parceria com a prefeitura. A cooperativa está enfrentando sérias dificuldades financeiras devido à queda no valor dos materiais recicláveis, além das adversas condições climáticas, como as constantes chuvas, que impactaram diretamente no volume da coleta e, também, na possibilidade de triagem dos resíduos recicláveis.
A SMMA compreende a importância da Coleta Seletiva para a sustentabilidade do município e tem prestado todo o apoio possível à cooperativa durante esse período desafiador. Além disso, a Secretaria já exerceu o seu papel de agente fiscalizador, notificando a cooperativa sobre a necessidade de cumprir com os termos do acordo firmado com a prefeitura, dando um prazo até a próxima semana para que haja normalização da atividade.
Estamos empenhados em encontrar soluções para retomar a Coleta Seletiva de forma eficaz e que atenda às necessidades da população. Além disso, estamos realizando estudos sobre outras formas de realização deste serviço, que sejam sustentáveis a longo prazo, impedindo que novas interrupções aconteçam.
Pedimos a compreensão e paciência de todos, pois, mesmo diante das dificuldades, compreendemos que a Coleta Seletiva é fundamental para o bem-estar de nossa cidade e do planeta como um todo. Não desistir da prática de destinar corretamente os resíduos é uma atitude que contribui para a preservação do meio ambiente. Ela reduz a quantidade de resíduos em aterros sanitários, economiza recursos naturais e promove uma comunidade mais sustentável, além de fazer cumprir a determinação legal de que todos devem dar o destino correto para seus resíduos.
Contamos com o apoio de todos para continuarmos nesse importante caminho. Informações atualizadas sobre a Coleta Seletiva Municipal e formas de contribuição podem ser encontradas na página da SMMA no Facebook ou pelo WhatsApp (51) 81914382 (apenas mensagens de texto).
A SMMA agradece a compreensão e colaboração de todos, e reafirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis em Camaquã.

Tags: Camaquã, Coleta Seletiva, nota, Secretaria do Meio Ambiente