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Construção de ponte sem projeto será segunda obra viária do RS com mais verba em 2018

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O governo federal detalhou o projeto de lei orçamentária anual, que indica os investimentos que fará em 2018. A matéria precisa ser apreciada pelo Congresso antes do próximo recesso parlamentar.

Se o que foi planejado para a área de infraestrutura do Rio Grande do Sul for confirmado, o próximo ano será de poucos avanços nas obras em andamento. O maior valor será destinado para a manutenção das rodovias federais. Serão R$ 333 milhões divididos entre 5,3 mil quilômetros.

Duas obras receberão os maiores montantes do total. A duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. Estão previstos R$ 45 milhões do governo e outros R$ 81 milhões que virão via emenda impositiva da bancada gaúcha. A segunda que mais receberá investimento é a construção da ponte no Rio Uruguai, entre Porto Xavier e a cidade argentina de San Javier. A obra que sequer tem projeto irá receber R$ 81 milhões, verba definida também por emenda de bancada.

Já a nova ponte do Guaíba terá que se contentar com apenas R$ 54 milhões. Em 2017, a obra recebeu pouco menos que R$ 80 milhões e o recurso foi suficiente apenas para não deixar a obra parar. Nesta previsão de recursos para 2018, o projeto de lei orçamentária anual não cita a duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande.

Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2018:

Manutenção dos 5,3 mil km de rodovias no RS = R$ 333.053.160,00

Construção da Segunda Ponte sobre o Rio Guaíba = R$ 54.008.621,00

Duplicação da BR-116 (Guaíba – Pelotas) = R$ 45.007.184,00*

Travessia Urbana em Santa Maria = R$ 31.505.028,00

Duplicação da BR-392 = R$ 13.502.155,00

Duplicação da BR-386 (Tabaí – Estrela) = R$ 2.700.431,00

Construção de Ponte sobre o Rio Jaguarão (Fronteira Brasil/Uruguai) na BR-116 = R$ 900.144,00

*A obra ainda receberá R$ 81 milhões de emenda impositiva da bancada gaúcha no Congresso