Search
[adsforwp-group id="156022"]

População do RS já pode cadastrar celular para receber alertas de desastres naturais

img_13976_foto_1.jpg

Os moradores do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo começam nesta segunda-feira (18) a receber alertas da Defesa Civil em caso de desastres naturais como inundações, deslizamentos e vendavais. O serviço é gratuito e é oferecido através de mensagem para o celular que o usuário cadastrar.

 

Para participar, basta mandar mensagem para o telefone 40199 informando o número do CEP da região. Os avisos serão enviados aos telefones cadastrados assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais.

 

Os conteúdos das mensagens serão produzidos e enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com a Defesa Civil do Estado e dos municípios.

É permitido cadastrar mais de um CEP. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

 

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o sistema é inédito no país e “oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomar providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres”.

 

Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná. Mais de 1 milhão de usuários em outros Estados já optaram por receber os alertas. O serviço será oferecido em todo o país até março do ano que vem.

 

De acordo com o governo federal, o Japão começou a utilizar o alerta em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, contam com serviços semelhantes. Agora, Japão e Brasil mantêm parceria para troca de conhecimento em caso de desastres naturais.