Search
[adsforwp-group id="156022"]

99 anos depois, Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam na final do Gauchão

img_15436_foto_1.jpg

Após disputarem a primeira final da história do Campeonato Gaúcho há 99 anos, Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena pelo primeiro jogo da decisão do Gauchão 2018. Dentro de sua casa, o Tricolor busca uma vitória para ir em vantagem para a partida de volta no Bento Freitas, na próxima semana.

Depois de iniciar o Gauchão com o time de transição e ocupar a zona de rebaixamento em boa parte da primeira fase, o Grêmio arrancou com seu time principal e chegou aos mata-matas na condição de favorito. Com autoridade, eliminou Inter e Avenida para chegar à decisão deste domingo. O Tricolor tentará fazer valer mais uma vez o seu favoritismo, agora diante do Brasil de Pelotas.

 

Em sua última entrevista antes da final, o técnico Renato Portaluppi destacou a importância de fazer o primeiro jogo em casa. Ele ressaltou que seu time precisa vencer na Arena para ter alguma vantagem para partida decisiva em Pelotas.

“Conhecemos muito bem o Brasil de Pelotas. Sabemos, mais ou menos, a maneira que eles vão se comportar, mas isso não muda a nossa forma de jogar. Vamos continuar respeitando o nosso adversário. Desde já convoco o nosso torcedor. Sei que é Páscoa, mas está na hora do torcedor nos ajudar, como sempre faz. Para que possamos tentar sair com uma vantagem, nem que seja mínima, para jogar em Pelotas e o nosso torcedor é fundamental”, disse o treinador.

A escalação do Grêmio para o jogo deste domingo tem apenas uma dúvida. Destaque nas partidas contra o Avenida, Arthur será titular. Maicon e Jaílson brigam por uma vaga ao lado dele no meio-campo. Se o capitão tem a seu favor a maior qualidade técnica, Jaílson pode ser o escolhido pelo poder de marcação. Renato afirmou já ter decidido ao longo da semana quem irá jogar, mas deixou a confirmação para minutos antes de a bola rolar.

 

Brasil em busca do sonho

 

Primeiro campeão gaúcho, o Brasil de Pelotas busca o bicampeonato 99 anos depois. Além da dupla Gre-Nal, apenas o Guarany de Gagé venceu o Gauchão mais de uma vez (é bicampeão) até hoje. É esse o feito que o Xavante buscará alcançar neste ano.

 

O time comandado por Clemer tem o direito de jogar a seguna partida da final por ter a melhor campanha do Gauchão. O desafio agora é manter o nível diante do atual campeão da América. Para isso, o treinador apostará na sequência e deverá mandar a campo neste domingo o mesmo time que superou o São José na semifinal.

 

Grêmio x Brasil 99 anos depois

 

No primeiro Gauchão, em 1919, o Brasil de Pelotas veio a Porto Alegre e levou a melhor sobre o Grêmio. Naquela ocasião, o Xavante conquistou uma goleada de 5 a 1 no estádio da Baixada e ficou com a taça.

 

O torneio de 1919 é considerado oficialmente o primeiro estadual do Rio Grande do Sul porque até então o que havia eram competições municipais. Em 1919, foi feita uma disputa com a decisão entre os campeões regionais um ano após a criação da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Com o passar dos anos, o número de participantes foi aumentando gradativamente até o Gauchão se tornar como é atualmente.

 

Gauchão – Final

 

Grêmio

 

Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann, Cortez; Arthur, Maicon (Jaílson); Ramiro, Luan, Everton; Jael. Técnico: Renato Portaluppi.

 

Brasil de Pelotas

 

Marcelo Pitol; Sciola, Leandro Camilo, Heverton, Artur; Leandro Leite, Valdemir; Mossoró, Calyson, Alison Farias; Léo Bahia. Técnico: Clemer.

 

Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por José Eduardo Calza e Leirson Peng Martins.

 

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

 

Horário: 16h