Search
Zona Sul

Ecosul lança proposta para prorrogar contrato de pedágio por até 15 anos na Zona Sul do RS

Projeto de alteração entrará em análise pelo Ministério dos Transportes
Foto: Divulgação | Ecosul
Foto: Divulgação | Ecosul

A empresa Ecosul, concessionária responsável pela administração de cinco praças de pedágio no sul do Estado, apresentou oito obras e alterações que entende que sejam suficientes para solicitar, novamente, a prorrogação do contrato que administra trechos da BR-116 e da BR-392.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

Dentre as principais alterações, envolvem a duplicação de oito quilômetros da BR-392 e a reforma da ponte de São Gonçalo. Conforme a empresa, as intervenções seriam concluídas até 2027.

Com isso, o contrato seria ajustado para os mesmos parâmetros dos atuais que a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) têm. O indicador de reajuste tarifário também seria alterado para o IPCA ao invés da atual fórmula que, historicamente, reajusta o valor acima da inflação. Os trechos concedidos da BR-116 e da BR-392 receberia cobertura total de câmeras de monitoramento e internet.

Não há confirmação da empresa, mas segundo informações, o valor do pedágio cairia de R$ 15,20 para R$ 11. A proposta está em análise no Ministério dos Transportes. Caso haja entendimento que a proposta é vantajosa, esta solicitação será encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU), que pode ou não aceitar o projeto.

Tags: pedagios, Trânsito, Zona Sul