Search
[adsforwp-group id="156022"]

120 mil eleitores votaram prioridades pela internet

img_161_foto_1.jpg

A Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2013, pelo sistema online, por meio da internet e telefones celulares, terminou às 18h, desta quinta-feira (05), e contou com a participação de 121.555 eleitores. Em número de votos postados nas cédulas eletrônicas, das 28 regiões do Estado, foram 630.997 votos divididos entre os 422 projetos regionais e 140 prioridades estratégicas. 

“O Governo do Estado, optou por complexificar o voto pela internet nesse ano, aumentando o número de escolhas e priorizando a segurança do processo. Eram 6 votos em dois campos diferentes, além da exigência de duas documentações. Precisamos agora definir uma posição entre a possibilidade de massificação do processo ou a valorização deste colegio qualificado de eleitores, que reúne o voto na internet e toda a comunidade envolvida nas discussões preliminares”, avaliou o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.

Para participar do processo, que teve um alto nível de adesão, o eleitor votou em quatro demandas definidas pelas regiões e duas prioridades estratégicas. Além disso, 23 mil pessoas responderam uma pesquisa para aperfeiçoar a participação na elaboração do Orçamento. A apuração dos votos presenciais, depositados nas urnas de todos os municípios gaúchos já começou, mas só será finalizada na próxima semana. A avaliação detalhada da votação presencial por regiões e demandas será divulgada a partir do encerramento da apuração.