Search
[adsforwp-group id="156022"]

Porto do Rio Grande completa 97 anos

img_1630_foto_1.jpg

Nesta quinta-feira (15), o Porto do Rio Grande completa 97 anos de história em um momento de grandes perspectivas. Em 15 de novembro de 1915, foi inaugurado o primeiro trecho de cais do Porto Novo, numa extensão de 500 metros, logo entregues à operação. Atualmente, com os investimentos do Governo do Estado, através da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e da Secretaria de Portos da Presidência da República, diversos projetos estão em desenvolvimento para a expansão e a modernização da estrutura portuária. 

Único porto marítimo do RS e o mais meridional do Brasil, o Porto do Rio Grande é um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico e ambiental do governo gaúcho e brasileiro. No último ano, o porto registrou recordes de movimentação, ultrapassando 30 milhões de toneladas movimentadas. 

A SUPRG tem recebido diversas comitivas internacionais atraídas pela localização estratégica do porto, que dispõe de uma qualificada infraestrutura e de malhas modais diversificadas. Estes empreendimentos buscam realizar suas exportações e importações através do porto gaúcho. 

Devido a sua profundidade privilegiada e à proximidade com os países da Bacia Hidrográfica do Prata, Rio Grande também está se consolidando como o principal porto do Mercosul. Além disso, possui a vantagem de ter trabalhadores capacitados, operadores portuários qualificados e terminais privados com modernas estruturas. 

Para o Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, o complexo portuário está para preparado para atender a demanda provocada pelo crescimento da economia brasileira e gaúcha. “O Porto do Rio Grande conta com projetos bem elaborados para o seu futuro, bem como modelos de gestão que buscam torná-lo cada vez mais eficiente e eficaz, levando em consideração a redução do custo de logística e garantindo o desenvolvimento sustentável”, avaliou.