Search
[adsforwp-group id="156022"]

Com primeira classificação, alunos do IFSul participarão de evento em Abu Dhabi

img_19050_foto_1.jpg

Os alunos Felipe Bartz e Bruna Corvello Stifft estão entre os idealizadores do “Projeto TABUS” criado e desenvolvido no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Camaquã. A dupla esteve na emissora nesta semana e destacou a surpresa em receber o primeiro lugar na Mostratec 2018 em Novo Hamburgo e se classificaram para o evento ESI: Expo-Science International, em Abu Dhabi.

De acordo com a dupla, o projeto TABUS é uma oportunidade de unir alunos do ensino médio em uma roda de bate-papo para tratar de assuntos que geralmente afetam a saúde mental e provocam além de sensações, frustações e desânimo. Baseado no acolhimento e conversa o projeto trata de temas como depressão, suicídio, e sexualidade por exemplo.

O projeto tem seis participantes sendo os alunos Bruna Stifft, Felipe Bartz e Gabriela Blanco com orientação da psicóloga do campus, Manoela Fernandes, e os co-orientadores: Giliard Barbosa e William Nitschke.

A psicóloga da instituição se tornou a orientadora do projeto por estar envolvida com todas as questões psicológicas: “nas reuniões as pessoas se sentem acolhidas, a ponto de chorar “, destaca Felipe. A profissional conversa, e quando necessário encaminha o aluno para outros profissionais de áreas especificas.

Com a grande relevância do assunto percebida no Mostratec deste ano em Novo Hamburgo, eles acabaram recebendo a oportunidade de apresentar novamente o projeto, mas desta vez em Abu Dhabi em inglês em setembro durante o evento ESI: Expo-Science International nos EAU – Emirados Árabes Unidos.

Confira a entrevista na íntegra: