O Comitê Camaquã realizou na manhã de sexta-feira (29), na sede da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), reunião extraordinária sobre a gestão dos recursos hídricos do Arroio Velhaco. O encontro reuniu produtores rurais usuários da água, membros do comitê e representantes do Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS).

Na pauta, foi discutida a renovação da portaria de outorga para uso das águas e a necessidade de organização dos produtores em torno de uma associação. Como encaminhamento, foi formada uma comissão de agricultores que ficará responsável pela condução do processo de constituição da entidade.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A criação da associação é vista como medida essencial para garantir a gestão coletiva e transparente do uso da água na região.

Em paralelo a criação de uma associação de usuários do Velhaco, há outra associação. Há um ano, produtores rurais da região fundaram a Associação dos Irrigantes da Costa Doce (AICD) para buscar transparência e viabilizar a conclusão do canal. A entidade atua de forma voluntária, com recursos próprios, promovendo encontros com autoridades em Brasília e Porto Alegre.
O objetivo desta associação é criar um canal de irrigação com a intenção de usar águas da Lagoa dos Patos, em Arambaré.





