Educação

Jovens de Camaquã têm encontro online sobre carreira e vida rural

A primeira etapa do projeto na zona rural reuniu alunos de três escolas municipais

O projeto educacional “E aí, bora falar de futuro?” expandiu seu alcance para as instituições de ensino da zona rural de Camaquã, no Rio Grande do Sul. O primeiro evento dedicado a essa área ocorreu na manhã da última terça-feira (04), e mobilizou estudantes do 9º ano. A iniciativa visa abrir o debate sobre perspectivas de carreira e as oportunidades para os jovens que vivem e estudam em comunidades rurais, abordando temas cruciais para a tomada de decisão em relação ao futuro profissional.

Jovens de Camaquã têm encontro online sobre carreira e vida rural
Foto: Divulgação

Jovens de Camaquã têm encontro online sobre carreira e vida rural

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A primeira etapa do projeto na zona rural reuniu alunos de quatro escolas municipais: E.M.E.F.Chequer Buchaim, EMEF 15 de Novembro, EMEF Érico Veríssimo e EMEF João Beckel. Por ser um encontro à distância, a interação foi realizada por meio da plataforma Google Meet. O formato online permitiu integrar diversos participantes, superando as barreiras geográficas típicas das áreas mais afastadas. A participação dos estudantes foi considerada um sucesso pelas equipes organizadoras, que buscam ampliar o horizonte de possibilidades para a juventude do campo.

O encontro online contou com a experiência de colaboradores que somaram ao projeto. Participaram as parceiras Iasmim Devogeski e Victória Renner, responsáveis pela iniciativa, e também o técnico agropecuário João Paulo Moron. A presença do especialista foi fundamental para contextualizar os jovens, já que ele compartilhou seu conhecimento específico sobre a vida no campo e apontou formas de valorizar as atividades e fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais da região.

A coordenação do projeto já está organizando a próxima rodada de encontros. O segundo evento, previsto para a semana seguinte, dará continuidade à expansão do programa, contemplando e integrando as demais escolas da zona rural de Camaquã. A meta é garantir que todos os estudantes do 9º ano da região tenham acesso a esse diálogo sobre suas escolhas futuras e o potencial de desenvolvimento de suas comunidades.

Projeto “E aí, bora falar de futuro?” chega às Escolas da Zona Rural, em Camaquã

1º encontro reuniu as turmas de 9º ano da EMEF 15 de Novembro, EMEF Érico Veríssimo e EMEF João Beckel
06/11/2025 Ascom Prefeitura de Camaquã – Foto: Divulgação

Na manhã da terça-feira, dia 4 de novembro, aconteceu o primeiro encontro da zona rural do Projeto “E aí, bora falar de futuro?”, reunindo as turmas de 9º ano da EMEF 15 de Novembro, EMEF Érico Veríssimo e EMEF João Beckel.

Realizado de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, o encontro contou com a participação das parceiras, Iasmim Devogeski e Victória Renner, além da colaboração do técnico agropecuário João Paulo Moron, que trouxe sua experiência da zona rural para contribuir com as escolas dessa localidade, mostrando caminhos possíveis de valorizar e fortalecer a vida no campo.

Na próxima semana, acontecerá o segundo encontro, contemplando as demais escolas da zona rural.

Tags: Camaquã, carreira, Jovens, vida rural